Enxertia em actinidia (planta do kiwi)
Boa noite. Pelo segundo ano consecutivo fiz enxertia em meu pé de Kiwi. Ele já tem uns 20 anos porém apenas um lado possui um enxerto de flores masculinas. Colhi alguns brotos que me pareceram bem promissores e fiz a enxertia do lado feminino da planta. Os enxertos funcionam teve um que produziu flores e tudo. Porem logo em seguida morrem. Esse ano repeti o processo e estou obtendo os mesmo resultados alguns estão brotando, outros brotaram e já secaram. O que estou fazendo de errado??? Pode me ajudar?? Comentários: 1. Para a enxertia ter maiores probabilidades de sucesso deve colher durante o pleno inverno o terço médio das varas que produziram frutos, mergulhá-las em água limpa durante 10 minutos, envolvê-las com um saco plástico sem qualquer furo, retirar o máximo de ar enrolando o saco à volta das varas e por último, cobrir todo saco com fita cola para evitar trocas gasosas entre o interior e exterior do saco. Este deve ser colocado no frigorífico (refrigerador no Brasil o...
a) Analisar previamente ao investimento, se possuía ou teria potencial para vir a obter o perfil e caraterísticas pessoais de empreendedor:
- capacidade de avaliação de pessoas (prestadores de serviços, consultores, colaboradores, trabalhadores, clientes, fornecedores, etc.);
- competência para distinguir uma boa ideia de um bom negócio;
- possuir capacidade de liderança, coragem, resiliência, determinação, capacidade de levar a carta a Garcia;
- Capacidade para assumir riscos ("quem pensa não casa; quem casa não pensa")
- Objetivos claros para um investimentos: valor do salário a gerar para sustentar a família/ rentabilizar terras de família/remunerar capitais.
- Capacidade para conseguir o financiamento.
b) Fez a recolha de informação na internet e visitas a produtores e comercializadores para construir o seu conhecimento e plano de negócios sumário,
c) Contratou consultores competentes para o ajudar a instalar-se na agricultura.
d) Adquiriu competências técnicas e de gestão através da formação profissional antes do investimento (cursos de formação profissional, estágios formativos, workshops, visitas de estudo, trabalho em explorações agrícolas, etc.).
e) Registou todas as operações, praticamente hora a hora, tudo o que decorreu na fase de investimento e pós investimento na fase de exploração, incluindo análise ao mercado e aos seus operadores comerciais.
f) Fez a análise critica à informação recolhida tornando-a conhecimento a aplicar e aplicando, tirando neste exercício, partido de técnicos, colegas empresários e comerciantes dos produtos e fatores de produção, ou seja, certamente que faria as mudanças nas culturas hortícolas para outras mais rentáveis e com maior apetência pelo mercado, assim como a procura de outros operadores comerciais.
3 - Reconheço que a horticultura é uma atividade difícil e exigente, pelo que deixo aqui o meu público reconhecimento ao sucesso da Hortijales, ao seu líder, Sr. Norberto Pires, que conseguem em condições muito difíceis, na montanha de Vila Pouca de Aguiar, obter excelentes resultados decorrentes do seu pragmatismo e competência empresarial. É destes exemplos que muitos dos jovens e menos jovens que entram na horticultura deveriam conhecer e praticarem para evitarem muitos dos insucessos e os consequentes, lamentos e desabafos que o texto acima espelha.
4 - O que sei da minha experiência empresarial é que quando as coisas correm mal sou eu o empresário que pago a fatura, seja do ponto de vista financeiro, social (sirvo de tema para a "prática do principal desporto nacional: ter prazer em falar sobre os insucessos d'outrem", pessoal (depressão)- Por outro lado também sei que para ter sucesso preciso de acreditar que o irei obter, trabalhar afincadamente praticando o indicado em 2., todos os dias tentar fazer melhor que no dia anterior e enfim, quando se tem sucesso empresarial, reconhecer que tal é o resultado do trabalho das nossas equipas, o nosso contributo para criação de riqueza e sustento da nossa família e o progresso da sociedade portuguesa.
5- Sei por experiência própria que o sucesso empresarial é resultado de muito insucesso, de muitas coisas que correram mal e das quais fomos capazes, nós os empresários, de corrigir, solucionar, alterar, recomeçar, percorrer novos caminhos sem a certeza do resultado final, mas certos e determinados a ganharmos dinheiro e obtermos sucesso.