Se for possível falamos sempre por esta via e não através do blog


"Bom dia Engº José Martino,

 Estou a escrever-lhe porque tenho lido muitas coisas que publica e vejo a experiência que têm na área da Agronomia.

Tenho o curso  em Engº. Agro-Pecuária, a minha família tem 7 ha de olival em modo Biológico no … e este ano foi certificado, também tenho uma casa de campo com 1+/-150 m2 de área coberta e 3000 m2 de área descoberta que também tem olival e dois poços.

Em 2016 quero fazer um projeto para Jovem Agricultor e também um projeto para turismo rural ou casa de campo, porque estou no limite de idade, tenho 39 anos.

Quero continuar na mesma com olival e em simultâneo com outra cultura ou mesmo pecuária + turismo.

Trabalho e vivo em Lisboa, a minha disponibilidade é só aos fins de semana nesta fase inicial, mas claro que terei que ter uma pessoa responsável pela parte Agrícola, mas sempre com a minha supervisão.

Agradeço um aconselhamento ao que devo fazer e quais são as ajudas.

Se for possível falamos sempre por esta via e não através do blog.”

 

Comentários:
1. Neste blogue encontra muita informação sobre o que deve fazer para conduzir o processo de investimento na agricultura de forma a obter no futuro os melhores resultados e sucesso (analisar o seu perfil e vocação para empreendedor, buscar soluções comerciais para valorizar as suas produções, etc. etc.).

2. Para a dimensão de olival que possui deverá optar por um projeto de autor, da produção à comercialização, com marca comercial própria, com animação na internet/redes sociais.

3. Na minha opinião deve optar pela agricultura biodinâmica porque é aquela que dentro do modo de produção biológico lhe garante a melhor valorização do azeite e melhor resultado para o seu turismo.

4. Tente encontrar um chefe de exploração competente porque é meio caminho andado para o sucesso financeiro do seu negócio agrícola.

5. Para aconselhamento mais eficaz para o seu caso concreto terá que contatar o meu colega, Benjamim Machado, consultor da Espaço Visual (telemóvel: 924 433 183) marcando uma consulta ou visita.

6. Como já deve ter lido neste blogue não respondo via e-mail aos e-mails e comentários enviados porque não tenho tempo para responder às centenas deles que me são endereçados por leitores do blogue. A estratégia que utilizo é responder via este blogue porque o tempo que emprego na resposta a um caso específico, serve como informação, formação e incremento de competências para milhares doutros leitores interessados nesses temas, trabalho este que faz parte do meu trabalho voluntário, da minha responsabilidade social, em prol do desenvolvimento das agriculturas de Portugal e da sua economia.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM