Se vocês me derem garantias, poderíamos trabalhar juntos

"Boa tarde Sr. Eng. José Martino,

Eu quero me instalar como jovem agricultor. Chamo me ..., tenho 36 anos, tenho o 12°ano e também uma formação como técnico superior de informática. Sou muito polivalente.

O meu projeto é instalar mais de meio hectare de mirtilo e reaproveitar 4 ou mais  estufas para a produção de cogumelos em troncos. As estufas tem a estrutura em ferro e são de uma dimensão de 800 metros quadrados cada uma. Este espaço de que lhe falo já teve também um projeto de floricultura, neste momento está tudo ao abandono. eu queria aproveitar as estruturas existentes, e são bastantes. Desde as estruturas das estufas, passando pelo sistema de rega automático, câmara de frio, trator,  etc.

Já vi que o sr. engenheiro trabalha com a consultora Espaço Visual na  realização de  candidaturas jovem agricultor ao proder 2020.

A minha pergunta é a seguinte: Depois de estar instalado como jovem agricultor, onde posso vender os meus mirtilos e cogumelos? Existem cooperativas onde podemos escoar os nossos mirtilos/cogumelos?

O meu medo é esse. Não tenho medo da produção, da instalação e muito menos de trabalhar.. Sei que tenho que fazer formações na área da agricultura e gestão agrícola, o que é normal para caminharmos na direção do profissionalismo e ter sucesso. Mas o meu medo é onde posso vender os meus produtos ( mirtilo e cogumelos ).

Queria também dizer-lhe que penso instalar 100 colmeias para ajudar a exploração agrícola em termos de encaixe financeiro. O preço do kg de mel é 4 euros o kg, visto que na minha zona é excelente para mel eu próprio gosto de apicultura, mas não queria fazer só um projeto de apicultura.

Se vocês me derem garantias, poderíamos trabalhar juntos.

Gostaria também de saber se atualmente se pode concorrer a instalação jovem agricultor ( medida 3.1.1) + investimento na exploração agrícola (medida 3.2.1). Como concorrer à estas medidas?

Se me poder responder agradecia. Eu leio muitas informações no seu blog.

Cordialmente, "

Comentários:
1 - Para ter sucesso no empreendedorismo agrícola é preciso ter o perfil adequado. Na minha opinião uma das caraterísticas principais para se tomar a decisão de investir na agricultura é ter capacidade para avaliar pessoas: consultores, clientes, fornecedores, colaboradores, colegas, etc. Possui esta caraterística?  Sabe avaliar se é credível quem lhe indica uma atividade ou comercializador? Como o faz ou que metodologia utiliza? 

2 - Se lhe indicarem os canais comerciais onde pode valorizar os seus mirtilos, cogumelos e produtos apícolas tem a certeza que irá ter sucesso e rentabilidade nos seus investimentos? Conheço muitos investidores na agricultura que têm insucesso nos seus negócios apesar de estarem ligados a bons operadores comerciais.

3 - No seu caso tem ideias sobre algumas atividades agrícolas que estão na moda e que pensa vir potencialmente a dedicar-se se aparecer alguém disposto a dizer-lhe aquilo que quer ouvir: "avance, invista, produzir é fácil, eu compro (o fulano X compra pois é bom negócio, etc. etc.)". Todos os dias tenho conhecimento de casos de insucesso na agricultura que começam do mesmo modo, pelos mesmos pressupostos que elenca na sua missiva. Existindo operadores comerciais para os seus produtos: será tão fácil, como faz crer, produzir de forma rentável? A dimensão das atividades terá influência? A quantidade por entrega no posto de receção do comercializador terá peso pela distância no tempo e custo de transporte? Faz sentido uma exploração agrícola com as três atividades que indicou nas dimensões respetivas que elencou? A implementar as ideias que tem no dia de hoje não correrá no mesmo resultado de quem investiu na floricultura?

4 - A Espaço Visual dá-lhe garantias que terá sucesso caso tenha perfil para ser empreendedor agrícola, faça a recolha de informação sobre as atividades que quer abraçar através da internet e visitas de estudo a explorações agrícolas e comercializadores,  implemente os investimentos conforme o projeto, frequente estágios profissionais, cursos, visitas de estudo, etc. tenha bom senso na gestão dos investimentos e exploração, tenha assessoria técnica na fase de exploração. Produzir bem, com o perfil de produto que o mercado quer trocar por euros, é muito exigente, trabalhoso, difícil. Quem afirma que produzir é fácil é porque não conhece a realidade dos pormenores de quem ganha dinheiro na produção agrícola. Esta é muito dura e exigente.

5 - Marque uma consulta com o Arq. Benjamim Machado da Espaço Visual porque esta dar-lhe-á os pormenores para ter sucesso com base nos seus pressupostos pessoais (924 443 183).     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM