1. Covid-19: Impacto direto na produção agrícola, consumo e distribuição



a.       Fecho do canal HORECA em Portugal e destinos de exportação
b.       Concentração do consumo na grande distribuição organizada
c.       Abaixamento do poder de compra decorrente mais desemprego, lay off e perspetivas/incertezas com rendimentos mais baixos a curto médio prazo, quer em Portugal, quer nos destinos de exportação.
d.       Há dificuldades de escoamento e/ou valorização por encerramento ou estreitamento do segmento do canal de distribuição, HORECA, mercados locais  e municipais, venda de rua, etc. (será interessante verificar que canal irá substituir a venda de rua em cerejas, melões, etc.) noutros casos há incremento da quantidade e do valor decorrente de serem relativamente produtos menos perecíveis e que estão sujeitos a descasque (e.g. laranja, kiwi).
e.       Incremento das vendas nas plataformas e nas cadeias curtas de comercialização. Tenho dúvidas do que pode significar quantitativamente a prazo temporal porque a logística de entrega das pequenas quantidades de produtos (nesta fase não é o consumidor que está a suportar o respetivo custo, falta saber até quando e nessa altura se estará disposto a fazê-lo tendo potencialmente um poder de compra mais baixo).
f.        A exportação irá continuar nos segmentos dos supermercados, mas haverá maior pressão da oferta com o potencial abaixamento de preços.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM