Enxertia em actinidia (planta do kiwi)
Boa noite. Pelo segundo ano consecutivo fiz enxertia em meu pé de Kiwi. Ele já tem uns 20 anos porém apenas um lado possui um enxerto de flores masculinas. Colhi alguns brotos que me pareceram bem promissores e fiz a enxertia do lado feminino da planta. Os enxertos funcionam teve um que produziu flores e tudo. Porem logo em seguida morrem. Esse ano repeti o processo e estou obtendo os mesmo resultados alguns estão brotando, outros brotaram e já secaram. O que estou fazendo de errado??? Pode me ajudar?? Comentários: 1. Para a enxertia ter maiores probabilidades de sucesso deve colher durante o pleno inverno o terço médio das varas que produziram frutos, mergulhá-las em água limpa durante 10 minutos, envolvê-las com um saco plástico sem qualquer furo, retirar o máximo de ar enrolando o saco à volta das varas e por último, cobrir todo saco com fita cola para evitar trocas gasosas entre o interior e exterior do saco. Este deve ser colocado no frigorífico (refrigerador no Brasil o...

Comentários
disse mesmo que: « Jaime Silava foi o pior ministro da agricultura de sempre » ...
ou tratou-se de mais uma das habituais deturpações jornalisticas?
Alexandre
.
Uma bela 'rentrée', sem dúvida, apesar da avaliação do ministro já ter sido feita anteriormente...
Solução: qual o melhor sucessor?
Já ouvi falar num (muito popular) para a Lavoura ;-)
1 - Reestruturou o Ministério da Agricultura e deixou a DRAPN bloqueada na análise de projectos. Para analisarem candidaturas VITIS param com a análise das do ProDeR. Isto acontece porque faltam técnicos desde há pelo menos meio ano (o assunto é do conhecimento do Sr. Ministro porque há alguns meses que lhe falei sobre esta limitação - o que fez para o resolver?)
2 - Ainda hoje falei com um técnico que está na análise de projectos, o qual não sabe abrir uma "pasta zipada". Mesmo após a explicação telefónica do "como fazer", exigiu o envio de dezenas de ficheiros em vários emails porque "é o Ministério da Agricultura que manda!" - Para que serviu a grande reforma do Ministério se puseram fora pessoas competentes e deixaram ficar outras sem o minímo perfil para as funções que exercem?
....
Os casos paradigmáticos, infelizmente,são muitos. Ontem almocei com um colega de curso que trabalha numa DRAP que me dizia "há vinte e tal anos atrás, quando começou a trabalhar, eram as pessoas com mais de 55 anos que estavam desiludidas com o seu trabalho para o Estado. Hoje são as de trinta e mais anos que não acreditam que o Ministério da Agricultura venha a funcionar bem".
Quanto aos futuros Ministros parece-me que Ascenso Simões está bem posicionado para assumir o cargo, caso o PS ganhe as eleições. Se o PSD fizer maioria com o CDS, o Ministro da Agricultura será o Paulo Portas.
Se puder apagar... agradeço.