A CRISE DO LEITE – PARTE 2
A minha participação no interessante debate que se está travar neste blogue:
Não se pode culpar a distribuição por vender leite a 0,39€/l de leite porque a competição é muito forte entre as diversas cadeias, o baixo preço do leite traz consumidores às lojas, praticam a margem de 0% na comercialização do leite das marcas brancas da cadeia porque o consumidor é muito sensível ao seu preço (este acaba por pagar a margem que a distribuição não lhe cobra no leite, quando adquire outros produtos).
Em conclusão, a distribuição não gosta da Lactogal e por isso coloca-lhe margem nas suas marcas de leite (a distribuição sente-se incomodada pela indústria que lhe fornece leite estar tão concentrada) o consumidor quer leite a preço baixo, não está sensibilizado para privilegiar a aquisição de leite nacional a um preço um pouco mais alto.
As questões levantadas são duas:
1-Como conseguir sensibilizar a distribuição para a promoção do leite nacional (promoção = divulgação e não abaixamento de preços)?
2- Como levar o consumidor português a preferir o leite produzido em Portugal?
Não se pode culpar a distribuição por vender leite a 0,39€/l de leite porque a competição é muito forte entre as diversas cadeias, o baixo preço do leite traz consumidores às lojas, praticam a margem de 0% na comercialização do leite das marcas brancas da cadeia porque o consumidor é muito sensível ao seu preço (este acaba por pagar a margem que a distribuição não lhe cobra no leite, quando adquire outros produtos).
Em conclusão, a distribuição não gosta da Lactogal e por isso coloca-lhe margem nas suas marcas de leite (a distribuição sente-se incomodada pela indústria que lhe fornece leite estar tão concentrada) o consumidor quer leite a preço baixo, não está sensibilizado para privilegiar a aquisição de leite nacional a um preço um pouco mais alto.
As questões levantadas são duas:
1-Como conseguir sensibilizar a distribuição para a promoção do leite nacional (promoção = divulgação e não abaixamento de preços)?
2- Como levar o consumidor português a preferir o leite produzido em Portugal?
Comentários
Desculpem-me a ignorância ...
E aonde vai a Distribuição buscar o Leite para as suas marcas brancas?
Alexandre
.
Carlos
Mais um pedido de desculpas ...
Então, mas os apoios não são iguais para todo o espaço da União Europeia ... ?!?
Alexandre
.
Claro como leite (leitoso) ;-)
Eu já disse que não tenho um conhecimento profundo do sector do leite, mas andei a fazer umas pesquisas; continuo sem certezas e sem sequer convicções fortes.
Como não sou politico, posso muito bem ser politicamente incorrecto, vou dizer sem papas na ligua as conclusões a que cheguei.
Se me conseguirem demonstrar o contrário ( daquilo que concluí ), não terei nenhum problema em mudar de opinião, e em pedir desculpas ...
Acho que a fileira do Leite, é de bem longe, aquela que mais apoios recebeu até hoje. Parece-me que em termos de infra-estruturas está muito bem equipada, principalmente a nivel da agro-industria.
Quando as coisas correram de feição, foi um fartar vilanagem, toda a gente sacou subsidios e viveu bem sem se preocupar com o futuro.
Os produtores nunca se preocuparam com a organização do sector e deixaram a Lactogal fazer uma grande concentração
Agora que as coisas se complicaram, acusam a Lactogal de abuso de posição dominante e dizem que a solução será mais concorrência.
Alguns produtores querem uma nova Unidade Industrial para poder concorrer com a Lactogal.
Isso não conduzirá a sobredimensionamento a nivel agro-industrial?
Não nos podemos dar ao luxo de sobredimensionar infra-estruturas num sector enquanto outros carecem dessas mesmas infra-estruturas.
A verdade é que, segundo as minhas pesquisas, a Lactogal recebeu vários apoios e inclusivé acho que é accionista maioritária na Central Hortofruticola de Sarazede ( Montemor ).
A ideia que fica, é que no sector do Leite existe pouca organização.
Cada vez estou mais convencido ...
A FILEIRA DO LEITE PARE SER COMPETITIVA PRECISA DE GRANDES AJUSTAMENTOS!
Para o sector do Leite ...
ACHO QUE CHEGOU A ALTURA DOS PRODUTORES PENSAREM MENOS EM APOIOS E MAIS EM ORGANIZAÇÃO!
Alexandre
.
Já correu muita tinta sobre toda essa problemática.
Há muita capacidade instalada no sector (técnica, financeira, organizativa, humana).
Ao dizer-se que a promoção a 0,39€/L é uma ratoeira para vender outros produtos com margens compensadoras... está-se a admitir que a distribuição brinca com coisas sérias... e disso deviam tirar-se as devidas consequências.
Os produtores sabem do que falam: pagam-lhes 0,20€/L e eles pedem 0,45€/L. Será para dividir a diferença a meio?
Vem aí a AgroVouga (21 de Outubro) e já está visado o novo Governo:
http://anilact.pt/content/view/1053/96/
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2009/10/12.htm
Creio não ser necessário que a auditoria seja feita pelo Ministério, havendo entidades vocacionadas para isso.
Em empresas certificadas, exige-se Manual da Qualidade (Processos, Procedimentos, Normas, Instruções, Controlo, Auditoria, Melhoria Contínua, Relatórios de Actividade e de Resultados).
Brasil
http://pt.engormix.com/MA-pecuaria-leite/noticias/seminario-producao-integrada-leite_14986.htm
Portugal
http://www.hipersuper.pt/2008/04/18/certificacao-de-produto-alimentar-leite/
O evento, intitulado “Desafios para a Competitividade na Fileira
do Leite” agregou um elevado número de interessados, que ouviram
atentamente as intervenções proferidas, que incidiram sobre o
“Licenciamento das explorações leiteiras” , a “Alimentação animal
como factor de competitividade na fileira do leite”, “Estrangulamentos
actuais na produção de leite” e “Adequar a produção de leite ao
produto”, a que seguiu um animado debate.
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/bol_informativo_6_0309.pdf
http://anilact.pt/content/view/168/121/
PP
Esta iniciativa pretende essencialmente dinamizar o consumo e a cultura associados ao queijo.
Recorde-se que Portugal tem um consumo per capita de 10,5 kg/hab/ano, quando a média comunitária é de 23 kg/hab/ano e esse valor sobe para perto de 30 kg em países como a França, a Itália ou a Grécia.
Recorde-se ainda que num período em que o escoamento e a valorização da matéria-prima encontra tantas dificuldades, cada quilo de queijo é produzido com dez litros de leite e que se conseguíssemos que cada português consumisse mais um quilo de queijo por ano, estávamos a ganhar espaço para mais de 100 milhões de litros de leite.
Participem e divulguem junto dos vossos amigos e conhecidos.
PP
Manuel Santos
2-Temos de nos consciencializar da mais valia de consumir o que é nosso. As marcas que não tenham receio de o expor nos pacotes
3- há que induzir o receio do produto estrangeiro , inclusivé através da divulgação de mitos urbanos(ex.o leite da Polónia ainda está contaminado por Chernobyl, sabe-se lá há quanto tempo o leite holandês foi convertido em pó e depois reconstituído, etc...)
4-há que divulgar mais junto do público que ao comprar português garantimos a subsistência de uma família. Enfim há que aumentar a nossa auto-estima.