PODA INVERNO KIWI
Bom dia Eng. Martino, Tenho um vizinho que tem uma ramada de kiwis para dar sombra a pequena área social e verifico desde há muitos anos que ele não consegue obter frutos. Porque será? É falta de plantas macho? Comentários: 1. A planta do kiwi produz flores/frutos em rebentos do ano que abrolham de gomos formados no ano anterior, gomos estes que estão localizados no segundo e terceiro terços da vara, contados a partir da sua base (sua inserção na árvore e que corresponde à sua parte mais grossa). 2. Se a poda de inverno for realizada em ramos curtos deixando o primeiro terço da vara, a qual contém exclusivamente gomos vegetativos e eliminando o segundo e terceiros terços da vara, onde estão os gomos mistos cujos rebentos darão rebentos do ano com flores, certamente que a planta na primavera só dará rebentos vegetativos sem qualquer produção. 3. O exposto em 2. explica porque é que o vizinho do leitor não consegue ter frutos de kiwis nas suas p
Comentários
Eu não sou formado na área da Economia, portanto, vou pronunciar-me em função das conclusões que tiro daquilo que leio e da minha INTUIÇÃO ...
1 - Há quem diga que tempo é dinheiro, na questão do TGV e do Aeroporto acho que não devemos adiar as coisas; perde-se tempo e arriscamo-nos a perder muitos milhões de Euros de Fundos Comunitários.
2 - Isso tem riscos?
Óbviamente, fazer as Grandes Obras publicas e gastar todas as verbas do PRODER E DO QREN, implica necessáriamente aumentar a Divida
3 - O GRANDE DESAFIO É CONSEGUIR FAZER COM QUE O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE SEJA SUPERIOR AO INEVITAVEL AUMENTO DA DIVIDA PUBLICA ...
A minha receita: AUDÁCIA E MUITA EFICIÊNCIA!
Vitor Monteiro
.
Os bancos preferem emprestar dinheiro para as grandes obras públicas porque o risco é reduzido porque tem o aval do Estado, portanto são todos os portugueses que irão pagar através dos seus impostos e taxas.
A minha opinião é, nesta altura em que há escassez de recursos financeiros dever-se-iam privilegiar os investimentos produtivos em detrimento das infra-estruturas. Na fase seguinte far-se-iam os grandes investimentos públicos.
P. f. contem-nos as V/ experiências de relacionamento com a banca. Tenho um amigo produtor de leite que não consegue que a banca o apoie a preços normais (pedem-lhe taxas exorbitantas quando a actividade tem margens económicas muito apertadas).
Será pedir muito pedir que a banca privilegie os apoios à actividade produtiva em Portugal?
Eng Martino;
Eis a ( minha ) questão ...
Se o País adiar as Grandes Obras Publicas, acha que automáticamente a Banca passará a apoiar/financiar os "produtores de leite"?
Vitor Monteiro
.
Assim vai Portugal...
Pedro Sampaio
A UE decretou oficialmente o fim da recessão ...
Na zona Euro, a Economia cresceu 2 trimestres consecutivos, tendo no ultimo trimestre crescido 0,4%.
A partir do momento em que deixa de existir recessão ...
Parece-me normal que os juros subam!
Vitor Monteiro
.
Para uma informação mais fidedigna ver sitio:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=401765
Pedro Sampaio
Os já famigerados rating, o assunto é bastante técnico ...
Mas realmente não parecem boas noticias.
Vitor Monteiro
.
... MAS NÃO PODEMOS DEITAR A TOALHA AO CHÃO CADA VEZ QUE SURJA UM OBSTÁCULO NO CAMINHO.
Como já disse, o assunto é bastante técnico, por isso o meu guia vai ser preferencialmente a INTUIÇÃO ...
1 - Imagine-se que um qualquer Zé, posso ser mesmo eu, vai criar uma Microempresa. 20% de capital Próprio, 35% de Subsidio ( PRODER ) e 45% de Crédito.
2 - Vamos fazer uma analogia entre Portugal e a minha Microempresa.
O meu capital próprio é o PIB e o crédito é a Divida Publica.
No inicio a Divida será de 250% do PIB.
Que coisa assustadora!
Qual o rating da Microempresa?
Estarei condenado ao fracasso?
3 - Sinceramente, nao estou absolutamente nada assustado. Acho quer tenho um bom Projecto e que em 6 anos consigo reduzir a Divida a ZERO.
4 - Como conseguirei tal coisa?
Óbviamente, produzindo com muita qualidade e em grandes quantidades.
Como é isso possivel?
Alguma audácia e inovação e, claro, instalações topo de gama, isto é, infra-estruturas modernas e de enorme qualidade.
5 - Bem sei que o País não é tão facil de gerir como uma Microempresa, mas parece-me que as infra-estruturas ( Grandes Obras Publicas ) são necessárias para o desenvolvimento de Portugal.
Vitor Monteiro
.