PODA INVERNO KIWI
Bom dia Eng. Martino, Tenho um vizinho que tem uma ramada de kiwis para dar sombra a pequena área social e verifico desde há muitos anos que ele não consegue obter frutos. Porque será? É falta de plantas macho? Comentários: 1. A planta do kiwi produz flores/frutos em rebentos do ano que abrolham de gomos formados no ano anterior, gomos estes que estão localizados no segundo e terceiro terços da vara, contados a partir da sua base (sua inserção na árvore e que corresponde à sua parte mais grossa). 2. Se a poda de inverno for realizada em ramos curtos deixando o primeiro terço da vara, a qual contém exclusivamente gomos vegetativos e eliminando o segundo e terceiros terços da vara, onde estão os gomos mistos cujos rebentos darão rebentos do ano com flores, certamente que a planta na primavera só dará rebentos vegetativos sem qualquer produção. 3. O exposto em 2. explica porque é que o vizinho do leitor não consegue ter frutos de kiwis nas suas p
Comentários
A agricultura biológica devia ser mais promovida, dando especial atenção a esses projectos. E deverão haver inúmeros à espera do PRODER.
Como pequeno pais devemos apostar na qualidade e hoje BIO é qualidade e mais valor, podendo os produtos biológicos ser fortemente promovidos a dois niveis. Produção local para consumo local e a exportação para o mercado europeu, hoje grande consumidor deste tipo de produtos.
Não deveria haver um criterio, prioridades estabelecidas para aquilo que queremos que seja a nossa agricultura no futuro?
Como destino turistico, Portugal devia promover à mesa os melhores sabores BIO, ter no mercado os melhores produtos BIO e fazer os turistas os encontrar nos supermercados dos seus paises.
Afinal se há coisa em que somos bons é a conquistar os turistas "pela boca".
Penso, que o que poderá estar a privilegiar toda esta passividade dos fundos PRODER versus Estado, passa em muito pela baixíssima pressão efectiva que os operadores económicos neste mundo rural conseguem fazer, as confederações e associações deveriam desempenhar um papel mais activo, visível, pressionante, e não o estão a fazer!! E os motivos para tal indignação são mais que muitos, desde subsídios ao investimento atrasados três anos, incumprimento legal de prazos, e sobretudo uma política para o sector que não tem tido resultados.
Pedro Sampaio
CREDIBILIDADE ... !!!
Se não houver uma certificação rigorosa e credivel desde o inicio, compromete-se logo uma boa ideia ...
Vitor Monteiro
.