Enxertia em actinidia (planta do kiwi)
Boa noite. Pelo segundo ano consecutivo fiz enxertia em meu pé de Kiwi. Ele já tem uns 20 anos porém apenas um lado possui um enxerto de flores masculinas. Colhi alguns brotos que me pareceram bem promissores e fiz a enxertia do lado feminino da planta. Os enxertos funcionam teve um que produziu flores e tudo. Porem logo em seguida morrem. Esse ano repeti o processo e estou obtendo os mesmo resultados alguns estão brotando, outros brotaram e já secaram. O que estou fazendo de errado??? Pode me ajudar?? Comentários: 1. Para a enxertia ter maiores probabilidades de sucesso deve colher durante o pleno inverno o terço médio das varas que produziram frutos, mergulhá-las em água limpa durante 10 minutos, envolvê-las com um saco plástico sem qualquer furo, retirar o máximo de ar enrolando o saco à volta das varas e por último, cobrir todo saco com fita cola para evitar trocas gasosas entre o interior e exterior do saco. Este deve ser colocado no frigorífico (refrigerador no Brasil o...
Comentários
A agricultura biológica devia ser mais promovida, dando especial atenção a esses projectos. E deverão haver inúmeros à espera do PRODER.
Como pequeno pais devemos apostar na qualidade e hoje BIO é qualidade e mais valor, podendo os produtos biológicos ser fortemente promovidos a dois niveis. Produção local para consumo local e a exportação para o mercado europeu, hoje grande consumidor deste tipo de produtos.
Não deveria haver um criterio, prioridades estabelecidas para aquilo que queremos que seja a nossa agricultura no futuro?
Como destino turistico, Portugal devia promover à mesa os melhores sabores BIO, ter no mercado os melhores produtos BIO e fazer os turistas os encontrar nos supermercados dos seus paises.
Afinal se há coisa em que somos bons é a conquistar os turistas "pela boca".
Penso, que o que poderá estar a privilegiar toda esta passividade dos fundos PRODER versus Estado, passa em muito pela baixíssima pressão efectiva que os operadores económicos neste mundo rural conseguem fazer, as confederações e associações deveriam desempenhar um papel mais activo, visível, pressionante, e não o estão a fazer!! E os motivos para tal indignação são mais que muitos, desde subsídios ao investimento atrasados três anos, incumprimento legal de prazos, e sobretudo uma política para o sector que não tem tido resultados.
Pedro Sampaio
CREDIBILIDADE ... !!!
Se não houver uma certificação rigorosa e credivel desde o inicio, compromete-se logo uma boa ideia ...
Vitor Monteiro
.