Mirtilo ou framboesa em hidroponia?

Telmo Silva disse…

Exmo. Sr. Engº José Martino, antes de mais deixe-me felicitá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido. Estou a preparar-me para ser um jovem agricultor, tenho tentado recolher toda a informação possível para descobrir qual a melhor cultura para rentabilizar cerca de 1,5/ha de terreno que aluguei. Quero candidatar-me aos fundos ProDer, mas a minha dúvida está precisamente por qual cultura optar. Após ter pensado em cogumelos, ervas aromáticas, pequenos frutos...penso que estou mais "inclinado" para estes últimos, e aqui instala-se a dúvida, quais destes pequenos frutos?! Entre o mirtilo ou a framboesa em hidroponia, qual das 2 culturas lhe parecem mais interessantes ao nível da produção e rentabilização de negócio para a área que tenho disponível no momento? Tendo em conta a longevidade das plantas/custo, potencial de produção de cada uma? Desde já um muito obrigado pela opinião. Com os meus melhores cumprimentos.

Resposta

A framboesa produz mais rápido (2º ano está em plena produção); o mirtilo só no 3º ou 4º ano está em plena produção. A framboesa deve ser colhida todos os dias, o mirtilo apenas 1 vez de 5 a 10 dias. Tem de saber se tem capacidade financeira para estar à espera da plena produção.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM