Negócio e paixão

Negócio e paixão
José Martino (engenheiro agrónomo)
A “Gazeta Rural”, uma revista de prestígio do setor agrícola, vai celebrar no final deste mês uma década de publicação regular. Para esse número muito especial, a revista convidou-me a escrever um artigo sobre os últimos e os próximos 10 anos da agricultura portuguesa.
O desafio é aliciante e pertinente. Desde logo porque parte de uma publicação que nasceu há 10 anos, numa altura em que a agricultura era uma espécie de parente pobre da nossa economia.
Os meus leitores da “Vida Económica” perdoam-me eu estar aqui a utilizar este nobre espaço para elogiar a “Gazeta Rural”. Faço-o porque hoje é fácil fazer investimentos no mundo agrícola, nos mais variados setores de atividade.
Há 10 e mais anos, era muito mais difícil. Eram precisas coragem e resistência. Hoje, quando a agricultura está na moda e todos parecem buscar o El Dorado, é fácil aproveitar o momento para lançar projetos.
Sei do que falo, porque trabalho neste setor há mais de 25 anos. Já vi de tudo e já passei por tudo. O mundo dos negócios, como a vida, tem altos e baixos. O que precisamos é de estar preparados e tudo fazer para merecer confiança e credibilidade.
Há 10 e mais anos, os agricultores tinham muito menos informação, menos competências e menos conhecimento. Hoje, os jovens agricultores têm instrumentos ao dispor para valorizar o seu negócio, os seus produtos, dar-lhes valor acrescentado, criar riqueza e emprego.
Precisam apenas de não negligenciar o negócio quando as coisas vão bem e saber resistir quando, por qualquer motivo, os obstáculos surgirem. Para isso, é preciso ter vocação, perfil e alma de agricultor.
Acredito muito no futuro da agricultura em Portugal e nos jovens agricultores portugueses. Sei que os próximos tempos não vão ser fáceis, mas é precisa perseverança, fazer as coisas bem, no momento e na hora certa.
Por muitas dificuldades que surjam, os próximos 10 anos serão estimulantes e desafiantes. A agricultura é um negócio de sucesso para todos os que souberem aliar ao espírito empresarial uma boa dose de paixão.

Artigo publicado no dia 24 de junho de 2014 no semanário Vida Económica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM