A nova agricultura



A nova agricultura
José Martino (engenheiro agrónomo)
josemartino.blogspot.pt 
Portugal precisa de mais criadores de negócio, vulgo empreendedores. Estes não nascem de geração espontânea, nem aparecem por decreto-lei. Um criador de negócios é alguém que deve saber construir o seu plano de negócio, o seu projecto de investimento.
É nesta fase que o Estado tem um importante papel a desempenhar, através das suas diversas estruturas. O GPP (Gabinete de Planeamento e Políticas), por exemplo, estrutura dependente do Ministério da Agricultura e do Mar, deve ser a “via verde” para definição do rumo a seguir pelas agriculturas em Portugal.
Deve caber ao GPP a elaboração de planos estratégicos de fileiras que enquadrem os novos criadores de negócios a terem um quadro preciso, estável e credível sobre para onde canalizarem os seus projectos.
Depois, numa segunda fase, deviam surgir as “incubadoras low-cost”, onde o criador de negócio teria acesso às ferramentas adequadas para construir o seu plano de negócios. A parte financeira deste projecto devia estar alicerçada em fundos de capital de risco.
Estes fundos de capital de risco disponibilizariam um gestor para acompanhar um determinado número de jovens agricultores inseridos numa mesma actividade. Este gestor teria a supervisão e controlo do processo de gestão, produção e financiamento da actividade.
Esta seria uma ajuda e um apoio decisivo para o sucesso futuro destes jovens agricultores. Com a entrada em vigor do PDR 2014/2020 deve ser dado o mote para se começar a funcionar com modelos de rigor e com estratégias organizativas que introduzam métodos exigentes que coloquem mais valor acrescentado, mais competitividade e mais produtividade nas explorações.
A informação e o conhecimento, através de visitas de estudo em Portugal e no estrangeiro, devidamente organizadas, para mostrar os pormenores que fazem a diferença; os estágios nas explorações, sobretudo naqueles que têm elevado sucesso; formação profissional eficiente: são duas ferramentas essenciais para construir a agricultura portuguesa do futuro.

in semanário "Vida Económica", de 22 de agosto de 2014

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM