Batata

José Martino, boa noite,

Cultivo um hectare de batata e pelos resultados que tenho obtido parece-me um negócio interessante se tiver maior dimensão para justificar a estrutura de mecanização. O que opina sobre esta cultura e atividade?
Agradecida
Cumprimentos

Comentários:
1. A cultura da batata é interessante se for desenvolvida em  regadio e for cultivada em região sem risco de geadas na primavera para fugir ao calor do verão porque os tubérculos não crescem se a temperatura ambiente for elevada (acima dos 30ºC).

2. Na exploração de batata pode-se mecanizar a preparação de terreno e plantação, rega, aplicação de fitossanitários e arranque. Toda esta estrutura de mecanização para ser amortizável, claro que depende qual o rendimento liquido que gera por hectare, este por sua vez depende do preço de venda das batatas e da produtividade obtida (os custos totais são mais ou menos rígidos) depende muito da dimensão total da atividade. Na minha opinião a economia de escala (dimensão da atividade que minimiza os custos fixos medidos em euros por quilo de batatas produzidas) deverá estar no mínimo entre os 10 e os 15 hectares.

3. É uma atividade interessante quando se consegue vender as batatas com valor acrescido face às importadas. Exige estar numa região com solos e climas muito adaptados à cultura, obriga a especialização, conhecimento e muita dedicação para se dominar os pormenores da cultura.  

4. É uma atividade na qual acredito que tem rentabilidade e futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM