Que me aconselha: negócio na área da saúde (sou enfermeiro de formação) ou investimento na agricultura?


Boa tarde sr José ,
Antes mais quero pedir desculpa por estar a incomodar por aqui mas é a única forma de entrar em contato consigo agora... Já sigo a pagina da Espaço Visual há algum tempo e neste momento estou no estrangeiro a trabalhar mas vou regressar a Portugal e quero investir na agricultura, sou lhe sincero não sou da área sou enfermeiro mas sempre adorei o campo e atividades inerentes a isso e tenho o sonho de ter o meu próprio negocio e como na saúde para se ter lucros temos de prestar maus cuidados prefiro não abrir nada nessa área. De maneira que teria de ter formação e acompanhamento técnico na área que for produzir. Sei que existem alguns apoios a jovens agricultores você é engenheiro agrónomo não é? Está dentro dessas burocracias e capaz de me dar alguns conselhos certamente... Que me aconselha? Não faço ideia do que produzir ou o que seja melhor na zona onde estou inserido ou o que terá mais facilidade de escoamento, antes de recorrer a consultadoria devo já saber o que quero produzir certo? Como funciona a vossa empresa? fazem o projeto e acompanhamento, Primeiro que isso tudo devemos marcar uma reunião certo? Desculpe a massada desejo continuação de um bom trabalho e um ótimo fim de semana

Comentários:
1. Peço desculpa por discordar da sua opinião sobre os negócios da saúde, para ganhar dinheiro prestando serviços na área da saúde pode montar uma Instituição que tenha como estratégia de o fazer a si um dos melhores peritos do mundo em determinados actos médicos/enfermagem, etc. vocacionado para o segmento de mercado premium, o qual valoriza esse tipo de serviço e tem capacidade financeira para os pagar.

2. Concordo com a sua opinião que precisa de formação profissional para se tornar um empresário agrícola de sucesso. Para ter rentabilidade com os negócios da agricultura necessita perceber se tem vocação para chefe/responsável operacional da sua exploração agrícola ou se terá de contratar alguém para o efeito (perfil do responsável operacional: capacidade para gerir equipas de trabalho, competência para avaliar pessoas, competências técnicas nas atividades e nas operações culturais das atividades da exploração, possuir carta de condução de trator, licença de manobrador de empilhador, formação e respectiva licença de aplicador de fitofármacos, conhecimentos e prática em eletricidade, pichelaria, serralharia, automação, sistemas de rega, etc.).

3. Posso ajudá-lo através da minha empresa de consultoria agronómica, Espaço Visual, na proposta do conjunto de cursos e estágios que deve frequentar, no apoio de consultoria ao processo para se instalar na agricultura, na elaboração do projeto técnico de investimento, na elaboração da candidatura aos ajudas financeiras públicas de apoio à instalação do jovem agricultor, assim como nas de apoio ao investimento, no apoio ao inicio da atividade das finanças ajudando na decisão a tomar se deve desenvolver a atividade agrícola como empresário individual ou formar uma empresa para o efeito, no apoio à gestão, na assistência técnica ao investimento e exploração, nos licenciamentos, etc.

4. Aconselho a que leia exaustivamente este blogue porque contém muitos conselhos práticos sobre o que deve fazer para se instalar como jovem agricultor. Ponha em prática as minhas recomendações. Aplique-as ao pormenor e até à exaustão. Tenho a certeza absoluta que são as bases, os melhores alicerces para ter sucesso no futuro negócio agrícola. Nunca abdique do rigor e da disciplina. Invista e faça a gestão na agricultura como se aquele negócio da sua vida em que não pode falhar.

5. Se tiver dúvidas marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852)   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM