Tenho 1 hectare de terreno em Vila Franca de Xira: culturas que recomenda para que possa rentabilizar os terrenos?

Boa tarde,
Tenho acompanhado o seu blogue
 Se me puder dar alguma dica agradecia muito estou a pensar dedicar me a agricultura pois tenho um trabalho que me permite ter bastante tempo livre, vi que a cultura do pistáchio poderia ser interessante, a tenho um terreno de 1 ha mais ou menos que poderia usar numa fase inicial e utilizar outros um pouco mais pequenos mais tarde, no entanto gostaria de ter alguma ideia se seria viável esta cultura na zona de Vila franca de Xira bem como a nível economico se é interessante, ou outra cultura para que possa rentabilizar os terrenos.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos, 

Comentários:
1. O pistácio é uma cultura para regiões muito frias de inverno e muito quentes de verão, regiões do Interior de Portugal em que a primavera e outono são estações do ano muito curtas. Em conclusão: em Vila Franca de Xira há clima ajustado para as variedades atuais do pistácio.

2. A cultura do pistácio deve começar por 3 a 5 hectares e caminhar para explorações com 15 a 30 hectares. Utiliza a mesma estrutura de mecanização do olival.

3. A minha opinião sobre culturas com rentabilidade para Vila Franca de Xira para pequenas parcelas/explorações, atividade em part time: mirtilos, maracujá, fisália, abacate, melão/meloa. 

4. Condições para desenvolver as atividades indicadas em 3.:
a. Ter água para rega e solo com aptidão para a cultura;
b. Encontrar operador de mercado que lhe valorize as produções ou montar projeto de autor em que o produtor faz a comercialização diretamente ao consumidor com marca, divulgação pela internet, cria valor acrescentado na atividade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM