Aveleira e Amendoeira

Olá,
Dentro da fileira dos frutos secos faz sentido investir na aveleira em lugar de concentrar o investimento na amendoeira?
Cumprimentos,

Comentários:
1. Dentro da fileira dos frutos secos há forte concentração de investimento na amendoeira porque os preços de valorização da amendoeira estavam muito elevados e deram à cultura uma rentabilidade potencial muito elevada. Como tem existido forte incremento de superfície da cultura em Portugal, mas sobretudo em Espanha, espera-se um abaixamento substancial do preço de valorização da amêndoa embora mantendo a rentabilidade.

2. A cultura da aveleira está no extremo oposto, os preços de venda não tornam a cultura atractiva, a sua rentabilidade é apertada e o crescimento da superfície desta cultura nos últimos 10 anos é incipiente. 

3. Na minha opinião quem tem investimento em amêndoa deve diversificar a atividade na respetiva exploração agrícola pelo menos noutro fruto seco porque o histórico de preços de valorização da amêndoa indica que há risco de descida substancial do seu preço de venda a cada 15-25 anos.

4. O investimento por hectare na aveleira é muito mais baixo que na amendoeira. Para haver mecanização deve começar por investir-se 10 a 15 hectares e caminhar para uma exploração com 20 a 30 hectares.

5. Pode de forma alternativa, começar com menos área e apostar numa semi mecanização da colheita   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM