Mirtilo


Olá, viva,
Vi que respondeu a uma pergunta sobre colheita/produções de kiwis. E sobre mirtilos, como correu a campanha? A fileira está em crise, ou pelo contrário, tem potencial e perspetivas?
Abraço,

Comentários:
1. Verifico que o mirtilo tem um forte potencial de crsscimento do seu mercado porque pode de forma prática, sem sujar as mãos, sem utilizar faca para descascar, ser facilmente ser consumido a qualquer hora do dia, sendo recomendável o seu consumo, por Entidades exteriores à fileira, como produto natural antioxidante e anti envelhecimento.

2. O seu preço de venda para o consumidor português é muito elevado face ao seu poder de compra e comparativamente com o preço/quantitativo das outras frutas de consumo mais usual que pode comprar como alternativa (e.g. bananas, maçãs, kiwis, etc.). Tenho a certeza que o abaixamento de preço de venda do mirtilo em Portugal, junto com a utilização de embalagens de maior capacidade, meio quilo e um quilo, irão contribuir para o incremento do consumo em Portugal, com fortes implicações no aumento dos ganhos dos produtores nacioanis decorrentes de menores custos de distribuição e de embalagem, melhor aproveitamento dos frutos mais maduros e gestão das plantações  com custos mais baixos.

3. A campanha do mirtilo 2019 correu muito bem do ponto de vista da grande procura internacional e preços elevados. Houve problemas de perda de colheita por problemas de pragas e fruta mole. É preciso trabalhar com mais rigor no controlo da mosca e eliminar variedades que produzem frutos com polpa mole.

4. O mirtilo tem forte potencial de rentabilidade porque hoje um mirticultor que seja capaz de produzir 10t/ha, com custos controlados e gestão de colheita adequada, obtem margem bruta acima de 15000€/ha. Nos próximos 5 anos, estes mesmos produtores podem passar as 20t/ha e nalguns casos ultrapassarem as 30t/ha. Em conclusão, o abaixamento de preço dos mirtilos ao produtor, medidos de forma percentual, não irá ser superior que o incremento da produtividade avaliada da mesma forma. Mais importante que o preço por quilo que o produtor recebe é o rencimento bruto por hectare, ou ainda melhor, a margem bruta por hectare.

5.  Tenho a certeza que no futuro, o mirtilo será uma fileira com forte impacto nas agriculturas de Portugal pela riqueza criada na produção ao longo de todo o território continental de Portugal. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM