Tenho sucesso como jovem agricultor na atividade agrícola em pequena escala: Que ações recomenda que eu faça para ter melhor negócio?

Eng. José Martino, bom dia,

Vi que há algum tempo respondeu a uma colega que lhe colocou a questão sobre o que fazer quando tudo corre mal no inicio do lançamento de uma exploração agrícola. No meu caso corre-me bem a agricultura, mas estou numa escala muito pequena e terei de recomeçar de novo com os sacrificios pessoais inerentes para a ampliar e tornar a atividade sustentável. Fiz o que indicou nesse post, mas continuo com dúvidas e muito medo. Pode ajudar-me com algumas sugestões.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Se tem sucesso, nunca desista. Se parar irá perder todo o seu esforço. A agricultura é uma atividade de muito longo prazo que exige melhoria contínua, controlo de custos, incremento de produtividade e melhoria da qualidade, a qual, o cliente/consumidor está disposto a pagar mais por essas produções.

2. No negócio agrícola, tal como qualquer outro, só se perde ou ganha efetivamente quando se sai da atividade, sendo muito importante ganhar de forma permanente, seja diária, semanal, mensal, campanha, anual.

3. Tendo feito o que indiquei no meu post trabalhe a melhoria da gestão operacional, fazer a operação certa na hora certa, com custos controlados.

4. Analise qual o plano e orçamento minimo para investimento e fundo de maneio para subir um degrau na dimensão/escala da atividade e melhorar o fluxo de entrada do dinheiro (cash flow) na sua empresa agrícola.

5. Um empresário tem sempre um plano alternativo e nunca desiste de encontrar soluções. Passe à ação e não descanse enquanto não encontrar forma de refinanciar o seu negócio.

6. Faça melhoria contínua, dia a dia, operação a operação, registo a registo. Tente fazer muito com pouco! Faça muitíssimo com muito pouco! Faça!

7. Passe à ação!

8. Repita o indicado em 6. e 7. Faça de forma melhor, diferente, mais eficaz, mais eficiente. Faça!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM