Eletricidade Verde


Estando a proceder à análise dos diversos custos de produção em actividades agrícolas e pecuárias e chegando ao detalhe dos custos com a energia eléctrica, dei comigo a interrogar-me: porque não temos o subsídio à electricidade verde que foi suspenso por despacho de 2006 (data de suspensão efetiva: 30 setembro 2005)?

Seria um instrumento importante de apoio à competitividade  das empresas agrícolas portuguesas face às suas congéneres europeias que concorrem com as produções agrícolas portuguesas nos mercados internacionais e no mercado nacional.

A ajuda financeira ao consumo de energia eléctrica nas actividades agrícolas e pecuárias exercidas no continente, vulgarmente designada por subsídio à electricidade verde existe desde a publicação do despacho conjunto A-71/94-XII, de 6 de Outubro.

Esta medida foi introduzida para minimizar o impacte decorrente da entrada de Portugal na União Europeia e a consequente liberalização dos mercados agrícolas de modo a permitir uma melhor
competitividade da produção nacional.

Decorridos 13  anos sobre suspensão da medida (8 fevereiro de 2006) na minha opinião, faz sentido voltar a aplicar tal apoio porque a totalidade dos custos com a eletricidade na agricultura distorce a competitividade dos produtos agrícolas nacionais, pagamos este tipo de energia mais cara que os nossos concorrentes diretos.

Agora que estamos na fase de apresentação dos programas eleitorais pelos partidos políticos, fica aqui expressa publicamente a minha opinião sobre mais uma medida que apoiaria efetivamente quem desenvolve atividade agrícola (só há lugar ao pagamento da ajuda se houver consumo elétrico).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM