As melhores atitudes para enfrentar a crise de Portugal

O eng. Vitor Monteiro deu a seguinte opinião relativamente ao meu último post:

"Cada vez mais estou convencido que o Sócrates é que tinha razão ...A vinda do FMI foi um erro crasso que atirou o País para uma profunda recessão!A eventual saída do Euro seria a machadada final na nossa ténue/praticamente.nula credibilidade ...Se isto vier a acontecer ...QUEM SÃO OS CULPADOS ... ???O QUE LHES IRÁ ACONTECER ... ???"

Comentário:
1 - Se Portugal não tivesse chegado a acordo com a troika, a qual inclui o FMI, como teriam sido pagas as pensões a partir do passado mês de Julho? Com que dinheiro se pagariam as importações de comida para não passarmos fome? Infelizmente, Portugal não teve escolha, ou aceitava as condições propostas ou a sua população passaria fome. Na minha opinião, a intervenção externa pecou por tardia. Pode-se verificar neste blogue a data em que escrevi sobre o assunto, bons meses antes do pedido de ajuda financeira internacional.
2 - A saída do euro será inevitável, em 2013, se cada um dos portugueses não fizer o que está ao seu alcance para promover o desenvolvimento económico: trabalho eficiente e eficaz, se possivel produtivo, empreendedorismo, cumprimento dos horários, ter "ganância/brio/objetividade" em produzir produtos e serviços competitivos que se possam exportar ou que substituam importações de forma competitiva, traduzir as ideias, em que somos férteis. em empresas e negócios, assumir opinião critica sobre os assuntos mais importantes da sociedade portuguesa e não ter medo de as exprimir de forma pública (opinião pública que controla a classe politica, substuindo os media). Estou a fazer a minha parte e assumir a minha quota parte de responsabilidade neste tema.
3 - Não estou preocupado em encontrar os culpados, mas dar o meu melhor e contribuir para que o meu país tenha soluções e futuro.

Comentários

Anónimo disse…
.
Correndo o risco de parecer graxista: começo por dizer que tenho respeito e admiração pelo Engenheiro Martino.

Mas vamos ao que interessa ...

-) Se perguntássemos a 100 dos mais reputados Economistas do Mundo qual a melhor solução para Portugal sair da crise, provavel/certamente seriam apontados mais de uma duzia de caminhos diferentes.
Moral da estória: ninguém pode dizer que tem a certeza ABSOLUTA quanto ao melhor caminho a seguir ...

-) Eu já achei que era má ideia a vinda do FMI, depois acabei por me deixar levar na onda e achei que o melhor era a vinda da Troika.
Mas agora volto a ter bastantes dúvidas ...
Se calhar o Sócrates tinha mesmo razão, talvez o PEC IV fosse mesmo a melhor solução.

-) Esta terapia de choque mandou-nos para uma recessão profunda, talvez fosse preferivel uma austeridade mais suave de acordo com o PEC IV, o Sócrates até já tinha chegado a acordo com os nossos parceiros da UE.

-) Onde é que nós íamos buscar o dinheiro?
Faziamos aquilo que estamos a fazer há décadas ...
Pediamos emprestado aos MERCADOS!
E quando se acabar o dinheiro que a Troika nos manda?
Aonde iremos buscar o dinheiro?
Obviamente, teremos de voltar aos MERCADOS!

SÓ QUE VOLTAR AOS MERCADOS EM RECESSÃO PROFUNDA É COMO DAR UM PASSO EM FRENTE QUANDO SE ESTÁ À BEIRA DO PRECIPICÍO ... !!!

-) Eu não sou Católico. Eu sou de Centro de Esquerda. Eu era e continuo a ser admirador do Sócrates, e não me esqueço que a Direita e os jornaleiros amigos apontaram o dedo ao Sócrates como a fonte de todos os nossos males.
Aposto que o Sócrates nunca dará a outra face!
E eu também não!

E agora ...
Estamos melhor do que no tempo do Sócrates?

Mudando de assunto ...

O Passos Coelho nunca me entusiasmou, e só um autêntico "milagre" fará com que alguma vez me entusiasme ...
E há bocado conseguiu mesmo irritar-me!

Com um ar de santinho, tentou dar lições de Moral a um deputado do PS que o interpelava sobre a questão da retirada dos subsidios de Natal e de Férias ...
É que o Coelho, nesta questão ( e noutras ), não está em condições de dar lições de Moral A ABSOLUTAMENTE ninguém.
É que ele MENTIU DESCARADAMENTE aos Portugueses há uns meses atrás. O Sócrates tinha toda a razão do Mundo, a vinda do FMI implicava a queda do subsidio de Natal, e pelos vistos, mais ainda o subsidio de Férias.

ACHO QUE O PM DEVIA TER MAIS RESPEITO PELOS NEURÓNIOS ALHEIOS ... !!!
MESMO QUE ESSES NEURÓNIOS SEJAM DE ESQUERDA ... !!!

Nota1 - Mais do que querer crucificar alguém, eu neste caso estou a fazer uma REFLEXÃO.

Nota2 - Vamos ser honestos, com a actual conjuntura Internacional, fosse quem fosse o PM um País com uma economia muito frágil como Portugal teria sempre grandes dificuldades.

Nota3 - Eu preocupo-me mais em ser honesto do que em apontar o dedo.


Cumprimentos
Vitor Monteiro
.
Anónimo disse…
.
Já agora, aproveito para me pronunciar mais detalhadamente sobre o actual momento Ético-Politico do País ...

-) As questões Éticas e Morais estão sempre presentes, seja qual for a perspectiva que se analisem as coisas.

-) Este Governo tem legitimidade para governar, porque ganhou as eleições, mas não tem legitimidade para fazer esta terapia de choque, Austeridade Máxima.

-) Não nos podemos esquecer que o Coelho e os amiguinhos jornaleiros derrubaram o governo de Sócrates por causa do PEC IV, que previa uma austeridade muito mais suave do que a actual.

-) CLARAMENTE: a Direita devia era pôr o rabinho entre as pernas em vez de querer dar liçõe de Moral à Esquerda.
NEM SEQUER TÊM LEGITIMIDADE PARA IMPÔR ESTAS POLITICAS DE AUSTERIDADE MÁXIMA ...
QUANTO MAIS PARA DFAR LIÇÕES DE MORAL!

-) A Tese dos jornaleiros amiguinhos da Direita era que o FMI viria "Moralizar" as nossas contas publicas e descobrir os Esqueletos nos Armários do "regime" Sócrates ...

-) Mas o GRANDE esqueleto que se descobriu nos ultimos tempos foi um buraco colossal de um boy do PSD, o Alberto da Madeira.

-) Se juntarmos a isto a venda a privados ( salvo erro, incluíndo um boy do PSD ) do BPN por migalhas, o banco dos boys do PSD, um banco no qual se gastaram nos ultimos tempos milhares de milhões de euros de dinheiros publicos ...
Estamos falados quanto a esqueletos!

-) Mas o Seguro é um fraco que não tem coragem para explorar estas INCONGRUÊNCIAS E ILEGITIMIDADES MORTAIS da Direita!

-) Aliás, ontem o tal deputado do PS perdeu uma bela oportunidade para chamar mentiroso ao PM a propósito da questão dos subsidios de Natal e de Férias.
Tal como a Direita e os jornaleiros amiguinhos fizeram ao Sócrates a propósito de algumas pequenas incongruências não mortais!

-) Talvez para tentar branquear a porcaria em que a Direita se movimenta, os jornaleiros amiguinhos do Coelho ( correio da manha ) continuam entretidos a especular sobre o Sócrates.

-) Esta é uma questão fulcral na actualidade politica, a comunicação social dominada pelos grandes grupos económicos e cada vez mais hostil à Esquerda ...
Mas eu vi foi o fraco do Seguro no fim do congresso do PS a dar DESCARADAMENTE graxa à comunicação social ...
Até me doeu o coração!

-) É por isto que eu acho que a privatização da RTP seria uma autêntico Crime contra o Estado de Direito ... !!!

ACORDA SEGURO ... !!!
.
Anónimo disse…
...
Vitor Monteiro
.
Anónimo disse…
.
PORRA, esqueço-me sempre de qualquer coisa ...

-) Começo a desconfiar que a Direita Portuguesa quer fazer o mesmo que fez a Direita Italiana ( Berlusconi ) ...
Dominar por completo a comunicação social para se "eternizar" no Poder!

-) Por isso é fundamental que a Esquerda Portuguesa fique unida na questão da RTP ...
Uma aposta forte na Informação do canal publico é indespensavel para a Democracia em Portugal!
O resto é conversa fiada e perigosa da Direita!

-) Eu sou dos que pensam que a classe profissional dos jornalistas é a mais ordinária em Portugal, seguida da dos magistrados.
As redacções dos jornais desportivos como o record e o jogo são os locais do planeta onde pulula a maior concentração de ALDRABÕES por metro quadrado ...
O grande problema para a nossa Democracia é que começa a acontecer o mesmo em jornais não desportivos como o correio da manha!
Tal como acontece nos jornais de Berlusconi!


Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM