Investimentos ProDeR em macieiras

O leitor António Ferreira pediu neste blogue, o seguinte esclarecimento:

"Boa noite O investimento estimado divide-se da seguinte forma: 35.000 euros, para tractor e alfaias 15.000 euros, para preparação do terreno, limpeza de poços, e reservatórios de agua. 50.000 euros, para a plantação (plantas, sistema de rega...) as variedades ainda não estão definidas, mas terá uma componente significativa de Bravo de Esmolfe. Em termos de colocação da maça no mercado, será utilizada a cooperativa, que na ultima campanha pagou a maça a 0,25€/kg. caro Nuno Gomes, como estamos a estudar investimentos identicos na mesma zona, caso pretenda pode contactar-me pelo mail antoniocc.ferreira@hotmail.com António Ferreira"

Comentários:
1 - Para os investimentos que indicou e com base nos valores dos preços de venda da maçã indicados na base do ProDeR, precisa, para se instalar como jovem agricultor, pelo menos de 4-5 ha de macieiras (rentabilidade muito débil). Para o seu preço de venda (0,25€/kg) necessita de uma exploração que tenha pelo menos 7-8 ha de pomares de macieiras.
2 - Na minha opinião, para poder viver, sustentando uma família, com a cultura da macieira precisa que a exploração agrícola tenha pelo menos 12 ha.
3 - Recomendo que faça um controlo exaustivo e rigoroso sobre o preço de venda das suas maçãs porque o preço médio que lhe indicaram não me parece ser o mais ajustado para uma moderna exploração de macieiras.
4 - Recomendaria que visitasse, na região onde irá instalar os seus pomares, as explorações "modelo", com melhores resultados na atividade, com o objetivo de avaliar os custos de investimento e exploração, bem como as produtividades reais que pode contar que irá obter.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM