Mudanças na Arquitetura do ProDeR: algumas recomendações de um profissional!

Circula a informação que dentro de algum tempo haverá mudanças na tramitação das ajudas à modernização e capacitação das empresas agrícolas (Ação 1.1.1: ajudas para investimentos superiores a 25 000 euros, quer na agricultura, quer na agro-industria, quer na fileira do leite), projetos de pequena dimensão (ação 1.1.2: ajudas para investimentos inferiores a 25000 euros) e instalação de jovens agricultores (ação 1.1.3).

Faço votos para que estudem todos os pormenores destas ajudas para manterem o que está a funcionar bem e alterem aqueles passos que estão a causar entropia no sistema. É muito importante que analisem de forma integrada todos os grandes passos do processo, sobretudo a parte final, o controlo e auditoria, a qual está a funcionar há curto período de tempo, para que os problemas que sejam detetados de forma recorrente, venham a ser acautelados nas fases anteriores (marcação, no parcelário agrícola, da exploração e investimentos, análise e aprovação dos Pedidos de Apoio (PA), contratação e pedidos de pagamento).
Há diferenças substanciais nos tempos de tramitação, itens aprovados, para o mesmo tipo de investimento, entre analistas do mesmo serviço, dentro dos vários serviços distribuidos na Região, mas pertencentes à mesma Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP). O ProDeR, algumas vezes, presta esclarecimentos escritos recorrendo a linguagem "político-jurídica" (não se entende quando acaba uma e começa a outra), os quais têm limitado efeito prático.

Por outro lado é determinante que seja coordenado e controlado o período de tempo razoável em que cada PA fica na interação entre as DRAP, ProDer e IFAP no âmbito da sua tramitação, porque quando um processo cai no limbo demora meses ou anos para voltar à tramitação normal. Alguns exemplos: o ProDer despachou um PA para o responsável do ProDeR da DRAP e este ficou meses parado, um PA indeferido numa DRAP demora muito tempo a ser analisado, pelo ProDeR, o seu recurso hierárquico. Um pedido de pagamento que caia no controlo de qualidade do IFAP demora alguns meses mais a ser feito o respetivo pagamento. Etc. Etc..

Por último, tenho a certeza que o ProDeR teria melhorias significativas nos seus resultados se as empresas responsáveis pela elaboração das candidaturas fossem consultadas e pudessem dar a sua contribuição sobre as melhorias efetivas a introduzir nos pormenores do processo, porque há muitos anos que todos os dias trabalham com o ProDeR na perspetiva do utilizador.
Outro aspeto que traria eficácia ao ProDeR, passaria pelo reforço dos direitos de intervenção das empresas que elaboram e acompanham os PA junto de cada um dos diversos agentes do Ministério da Agricultura ("ação tipo solicitadoria").

Gostaria de dar o meu contributo, mais pormenorizado, em sede própria junto dos responsáveis do Ministério da Agricultura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM