Mas precisava que me ajudasse com a sua opinião

Ana Gonçalves disse:

"Boa tarde,

Dou, desde já, os meus parabéns e agradecimentos pelo trabalho que tem tido ao longo destes anos ao defender e apoiar o desenvolvimento da agricultura em Portugal.
Escrevo-lhe pois ando a tentar estruturar ideias para ver se consigo concretizar pelo menos uma ou duas. Vou-lhe falar no que idealizo esclarecendo que é tudo no plano da utopia pois baseio-me nos conhecimentos vagos que tenho e ainda me falta muita informação concreta.
Considerando que a região em causa se situa em Trás-os-Montes, considerando que consigo os terrenos suficientes para rentabilizar o mínimo (quer próprios quer por arrendamento), considerando que pretendo algo a longo prazo mas também produção com colheita anual, exponho de seguida as minhas ideias (ou utopias):
Partindo de Bragança, existem 3 zonas onde pretendo actuar (porque as conheço mas não são limitativas): uma – considerada por nós “terra fria” – fica a 15km para nor-noroeste; outra – considerada mais “terra quente” – fica a 30 km para Su-Sueste; a 3 zona fica a 5 km de Bragança para noroeste. Do que já percebi, pelo que vejo e pelas características climatéricas, na “terra fria” posso apostar em castanheiros pois já temos vários pequenos soutos e é definitivamente terra de castanha. Na “terra quente” sem dúvida o olival. Na 3 zona seria a apicultura pois também temos experiência, para consumo próprio, com sucesso.
As minhas dúvidas são:
- Posso colocar um projecto para várias zonas (aquelas 3) com culturas diferentes (castanha, olival, colmeias, por ex)?
- Posso colocar no projecto soutos e olivais já plantados e a produzir, mas que pretendo revitalizar, desenvolver, mecanizar, e terrenos que não têm nada, mas quero iniciar plantação (seja castanheiro, seja olival)?
- Posso ainda colocar no projecto terrenos que vão ser dedicados por ex, à plantação de batata, ou de meloa (achei muito interessante o vosso projecto na plantação, com sucesso, de meloa em Trás os Montes)?
Somos 3 irmãos, podemos repartir os projectos pelos 3, contudo um já passou dos 40 anos.
A minha ideia inicial seria eu pedir apoio para a parte dos soutos e olival. O meu outro irmão pedir apoio para a apicultura. Quando à produção de batata e meloa ou qualquer outra produção anual não seria alvo de pedido de apoio, mas a perspectiva é desenvolver para venda, como complemento.
Ainda existe a possibilidade do pomar, dos morangos, dos cogumelos…
Eu sei que é tudo muito vago e provavelmente terei de me concentrar num ou no máximo dois campos de actuação. Mas precisava que me ajudasse com a sua opinião.

Fico desde já muito grata pela sua disponibilidade e atenção."

Comentários:

1 - Pode colocar no projeto a apresentar ao ProDeR investimentos nas três regiões geográficas indicadas e nas diversas atividades que lhe interessam (castanheiro, olival e colmeias). Os investimentos serão apoiados desde que o projeto tenha coerência técnica, económica e financeira e portanto, com a mesma estrutura de produção tire partido da sua exploração agrícola.

2 - No projeto pode colocar novas plantações, reconversão e modernização tecnológica das existentes.


3 - Para as culturas anuais da batata e da meloa pode candidatar a estrutura de mecanização, o sistema de rega, as captações de água, etc. Os custos com as plantas, preparação do terreno, fertilização, etc. não são investimento, por isso, não são apoiados pelo ProDeR porque amortizam num único exercício.


4 - Só conhecendo a dimensão dos terrenos e as suas caraterísticas é que me posso pronunciar sobre a melhor estratégia para montar os projetos.


5 - Na minha opinião, caso tenham deficiência de capitais próprios devem apostar nas atividades que geram mais rapidamente produções e rendimento.


6 - Devem verificar quais são as duas atividades que mais os apaixonam, que estão dispostos a dar o vosso máximo e a nunca desistir, mesmo que tudo corra mal e não possa correr pior. Recomendo que visitem muitas explorações das atividades com potencial e aprendam os respetivos pormenores e os ossos de oficio.


7 - Pessoalmente acho a apicultura uma excelente atividade para quem gostar do ar livre, for muito rigoroso, aplicado, etc. É uma atividade muito rentável para quem dominar a tecnologia de produção. Caso contrário, será um desastre porque rapidamente as abelhas morrem e as colónias ficam


8 - A Espaço Visual promove estágios formativos ao longo de um ano, tendo como objetivo dar conhecer as operações culturais (contatar a Eng. Sónia Moreira 917 075 852)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM