UTAD, pequenos frutos e kiwis (2)

O kiwi é um bocado a minha vida. Trabalho nesta fileira há quase 30 anos. Ela é aliás paradigmática para se perceber melhor o que está a acontecer à fileira dos pequenos frutos. Na década de 80/90, assiste-se, em Portugal, à explosão da produção de kiwi. A rentabilidade (preço/kg) era potencialmente muito elevada.
Mas, em 92, dá-se uma grave crise de mercado, houve um desajustamento momentâneo entre a oferta e a procura e os preços caíram abruptamente para ajustar o mercado (este abaixamento de preços alargou o mercado).
O problema, porém, não estava aí, mas sim no facto de no "boom" da produção de kiwi, não haver nenhum plano estratégico, não se ter a noção por onde ir, não se conhecer o que se fazia lá fora, muitos produtores não tinham o necessário perfil empresarial. Este trabalho está a ser feito e liderado pela ação da AGIM. Está a ser elaborado um Plano Estratégico para a Fileira dos Pequenos Frutos e estão a ser implementadas ações que farão que esta Fileira altamente exportadora dentro de poucos anos ultrapasse do ponto de vista económico a do Olival. 
O exemplo do kiwi, que hoje é de novo uma cultura em alta, com grandes rentabilidades, pode e deve servir de exemplo aos potenciais produtores de pequenos frutos. Gosto de dar o exemplo do kiwi para arrefecer um pouco os ânimos de quem se quer dedicar aos pequenos frutos.
O abaixamento do preço não é nenhum drama. Pelo contrário, ele pode ser potenciador de grandes rentabilidades, porque estimula a procura e percentualmente o abaixamento de preços irá ser compensado pelo incremento percentual da produtividade. O que os produtores de pequenos frutos devem ter em conta é que o segredo está em ter o perfil certo de empresário agrícola, o que faz a operação certa na hora certa, o que tiver os cuidados necessários com a sua exploração, o que tiver sede de conhecer o que de melhor se faz cá dentro e lá fora, o que recorre a acompanhamento técnico, o que, apesar das dificuldades, não desistir e continuar a persistir - esse vai ter sucesso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM