Resposta a comentários e dúvidas

João Inácio
Pergunta: Gostaria de saber como posso colocar duvidas no blog. E já agora, a duvida consiste em como implementar um negocio de cogumelos shitake. Onde? E se dá rendimento sustentavel. em Investimentos de Pequena Dimensão

Resposta: As dúvidas são colocadas na caixa de comentários, como agora o fez. Deve cultivar cogumelos "não shitake", porque a oferta que neste momento existe por parte dos produtores portugueses e espanhóis fará com que o preço caia para metade. Os cogumelos são uma actividade muito interessante para pequenos investimentos, desde que tenha uma organização comercial que lhe valorize as produções.

Daniel Oliveira
Pergunta: Esses cursos de Jovem Agricultor onde são tirados? em Devo apresentar candidatura ao ProDeR ou esperar pelo PDR 2014-2020?

Resposta: Os cursos de formação profissional para que os jovens agricultores possam cumprir as suas obrigações perante o Proder só podem ser frequentados após terem submetido o seu projecto. Deve apresentar candidatura ao Proder de imediato se o seu investimento não ultrapassa os 150 mil €. Para investimentos elevados, acima dos 500 mil € deve esperar e candidatar-se ao PDR.

Anónimo
Pergunta: Muito boa tarde, Antes de mais, parabéns pelo Blog. Gostava de lhe colocar duas questões. A primeira se considera que os pequenos frutos são uma boa aposta na região Tâmega e Sousa; a segunda se o Eng.º consegue dizer quais as actividades emergentes e em declínio nessa região (em termos de produção e de transformação). Muito obrigada em Organização de Produtores "Bfruit" apresenta-se na Guarda e Viseu

Resposta: Obrigado pelas suas palavras, mas permita-me que lhe diga que não gosto de responder a comentários anónimos, nem por pessoas que não estão devidamente identificadas, pois acho que cada um deve responsabilizar-se por aqui que escreve. Em breve, pretendo clarificar estas questões num estatuto editorial que vou publicar neste blog.
Considero que para determinados solos (bem drenados) e boas localizações climáticas (zonas não sujeitas a geadas tardias na Primavera, etc.), os pequenos frutos são uma excelente oportunidade de negócio e de investimento. Porque há comercialização organizada, assistência técnica, conhecimento, apoios públicos ao investimento e, sobretudo, porque há procura no mercado internacional para este tipo de produto.
Eu gosto da cultura do mirtilo  porque tem uma margem bruta interessante, quer agora, quer no futuro. Produzir mirtilos para quem seja organizado e rigoroso é relativamente fácil e simples.

Henrique Gonçalves
Pergunta: Boa noite eu tenho 1 hectar de terreno e queria fazer uma plantaçao de mirtilos mas ainda nao sei quem compra esses frutos em Mirtilos: a árvore das patacas

Resposta: Contactar a Bfruit para saber as condições que exigem para ser sócio e lhe comercializarem os mirtilos.

Pedro Marques
Pergunta: Boa noite Eng Jose Martino, Tenho 1,5 ha na zona do cartaxo, seria viável plantar mirtilo nesta zona do país?? Cumprimentos em Mirtilos (9)

Resposta: Para produzir mirtilos são necessárias condições adequadas de solo e clima (ver informação neste blog). É preciso, ainda, um técnico especializado para fazer essa avaliação (pode contactar a "Espaço Visual").

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM