UTAD, pequenos frutos e kiwis (1)
A UTAD, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, prestigiada instituição de ensino superior, sediada em Vila Real, foi hoje palco de uma conferência dedicada a dois temas que me são muito caros: a cultura do kiwi e a produção de pequenos frutos.
O auditório de Ciências Agrárias recebeu algumas dezenas de licenciados à procura do mestrado e olhando para aquele anfiteatro enorme e para o tema proposto, a cultura do kiwi, senti-me dentro de uma máquina do tempo, prestes a regressar ao passado.
Mas, fiquem tranquilos. A agricultura é cada vez menos passado e cada vez mais futuro. Por isso, não me surpreendi com a jovem e numerosa assistência que tinha à minha frente. Tenho-me deparado, um pouco por todo o país, onde tenho feito intervenções públicas, com este tipo de plateias. Por isso, começo sempre por solicitar: "Quem acredita no futuro da agricultura portuguesa, que ponha o braço no ar!".
Talvez por inibição, são poucos aqueles que colocam o braço no ar. Mas aproveito para alertar para o facto de, se a agricultura está na moda, devemos ter bem presente que não se trata de uma actividade fácil. É bom ter consciência disso, antes que a ilusão se transforme em desilusão.
Durante os próximos dias, vou colocar aqui alguns pequenos textos sobre o que se passou hoje na UTAD, onde estive pouco mais de 2 horas a falar sobre temas como o kiwi, os pequenos frutos, a agricultura portuguesa em comparação com outras realidades agrícolas internacionais.
Comentários