Pagamentos do ProDeR

O leitor António Alves colocou neste blogue a seguinte questão:

"Bom dia Eng. Martinho gostava de saber uma questão relativamente ao ProDer: efetuei em 15 de janeiro o Pedido de Pagamento (prémio 1ºa instalação) e com investimentos já planificados para esta primavera quanto tempo é que o IFAP demora a pagar?Lembro que contatei os Srs. do IFAP e informaram que ja estava CABIMENTADO e que depende essencialmente do Min. das Finanças.A minha preocupação é a seguinte em Dezembro pagaram uma grande tranche e agora como o Pais nao tem dinheiro...vao demoram uma eternidade a juntar muitos pedidos de pagamento...Faço votos para que sejam celeres no incentivo a quem yem coragem, ideias, é empreendedor e inova.Parabens pelo blog.Antonio Alves".

Comentários:
1 - Os responsáveis políticos e o IFAP indicaram que pagariam até finais de janeiro.
2 - A minha experiência, desde 1996, diz-me que na transição de orçamento de estado, mesmo antes crise financeira, não havia pagamentos entre finais de outubro e meados de março do ano seguinte.
3 - Na situação atual acho que haverá um atraso no máximo de 60 dias (meados de maio) embora no seu caso, como se trata do pagamento do prémio, o IFAP tem privilegiado o pagamento de ajudas ao investimento, faça planeamento para, na pior das hipóteses, lhe ser creditado o prémio até fim de junho.
4 - Caso o seu pagamento seja efetuado antes dos prazos indicados é sinal que a ministra Assunção Cristas tem peso político e consegue mudar a realidade que é normal acontecer em Portugal.
5 - É para casos semelhantes ao seu, que infelizmente são inúmeros desde há muitos anos, que eu defendo que o ministério da agricultura deveria enviar uma carta conforto formalizando o crédito e com a qual o meu amigo e demais proponentes na mesma situação, caso assim decidissem para não atrasarem os timings do investimento, teriam possibilidade de se financiarem junto da banca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM