4.º Comentário ao Programa do PS para a Agricultura

A alínea d) do Programa do PS para a Agricultura tem a seguinte redacção:
Criar um Programa de Apoio às Estruturas Representativas do Sector Agrícola e Rural, visando uma maior inter-acção com os agricultores e o mundo rural;

Esta é uma boa medida. Deveria ser acompanhada por legislação que impedisse que os dirigentes se perpetuassem no poder durante largos anos (na APK – Associação Portuguesa de Kiwicultores cumpri dois mandatos seguidos como presidente da Direcção e penso que este é o espaço de tempo mais adequado para se melhor servir as Organizações dos Agricultores).

Esta proposta do PS parece reconhecer que para melhor interagir com os Agricultores e o Mundo Rural não pode hostilizar as Estruturas Representativas do Sector Agrícola, assim como estas têm de trabalhar com o Governo para melhorar as condições de vida dos agricultores.

Neste sentido, é necessária legislação que acautele o financiamento das Organizações no médio/longo prazo para que estas possam ter massa crítica e digam aberta e publicamente o que está mal na gestão das Políticas Agrícolas. Deste modo seria pago e reconhecido o serviço que prestam à causa pública e por outro lado, ficariam independentes do poder discricionário de cada Ministro da Agricultura, podendo fiscalizar as políticas durante toda a legislatura, ao contrário do que acontece actualmente, em que só lhes é permitida alguma liberdade nos períodos que antecedem os períodos eleitorais.
Foto: www.dreamstime.com

Comentários

José Silva disse…
O financiamento é (quase) vital mas a participação activa (dos associados) é o verdadeiro sinal de vida (de força, de peso, de interesse) que pode fazer respeitar os seus interesses e as suas propostas/exigências.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM