Perfil (Desejável) do Próximo Ministro da Agricultura

2 – Será alguém do círculo de Capoulas Santos, se o PS formar governo (os nomes mais ventilados nos corredores do Ministério são: Ascenso Simões e Miguel Freitas) ou das relações de Sevinate Pinto, se pertencer ao PSD a chefia do governo (neste caso, não possuo informação para indicar os nomes de quem se fala). Em qualquer dos casos não descarto a hipótese de haver coligação com o CDS/PP e seria interessante ser o Paulo Portas o “Ministro da Lavoura”.
3 – Será desejável que o Ministro da Agricultura possua força política perante o Primeiro-Ministro para conseguir ter como Secretários de Estado pessoas da sua confiança pessoal e os gabinetes sejam formados sem os habituais “controleiros do partido” (pessoas impostas pelos partidos para passarem a informação diária e corrente do funcionamento do Ministério para o aparelho partidário). Que o poder do Ministro seja forte para conseguir nomear quem deseja para ocupar os principais lugares de direcção do Ministério, sem haver imposições do partido, via primeiro-ministro.
4- Que a força política do Ministro seja a suficiente para conseguir a contrapartida financeira nacional necessária para gastar todo o dinheiro disponibilizado pela União Europeia através do ProDeR (“Dos 4172 M€ disponiveis no ProDeR não seja devolvido a Bruxelas um único cêntimo”)
Foto: www.dreamstime.com
Comentários
E a época/legislatura.
E a viragem na Agricultura.
Obrigado pela coragem de chamar as coisas pelos nomes, pelo sentido de oportunidade, pela clarividência e até pelo humor construtivo que deixa no ar.
Melhor... só falta acontecer.
Valente desafio!
em relação ao Paulo Portas ...
estava a falar a sério ou a ser sarcástico?
Alexandre
.
Mas os nomes indicados Ascenso Simões e Miguel Freitas são apenas tiros para o ar, ou são tiros para matar... é que não pode haver pior coisa do que, nesta fase, se falar em nomes...
De qualquer forma, considero Ascenso Simões um nome a equacionar, forte no aparelho e conhecedor da realidade rural e não um "menino dos corredores de lisboa", faz falta na agricultura uma pessoa do mundo rural e nesta caso de tras-os-montes.
Estranho é ser um Secretario Nacional do Partido e não aparecer nas Listas das Legislativas ...
Abraço
Francisco Terra
franciscoterra1974@gmail.com
Os nomes dos ministeriáveis são os falados e o que me dizem alguns amigos militantes do PS, já andam em campanha no partido para chegarem a Ministros. O Ascenso Simões não estará na lista de deputados por estar na lista para Ministro?