Artigo Vida Económica

PF. clicar na imagem para ler o artigo.

Comentários

LR disse…
Ainda não se livrou do bigode :)
Anónimo disse…
.
eu já li muitos dos seus posts e acho que acabei por ficar contagiado pelo optimismo com que encara algumas das fileiras agrícolas.

em relação aos kiwis, segundo os seus textos, parece-me uma fileira já estruturada.
ainda vale a pena apostar nos kiwis?

em relação às aromáticas, segundo os seus textos, as coisas parecem-me mais incipientes.
vale a pena apostar nas aromáticas?
quantas organizações de produtores existem nesta fileira?
.
José Martino disse…
Eu encaro as fileiras agrícolas com realismo. Há fileiras que, neste momento, estão em situações mais favoráveis que outras, há fileiras mais rentáveis e outras menos rentáveis. Acredito porque conheço empresários que na mairoria delas ganham dinheiro a produzir, tranformar ou comercializar. O mais importante para mim é o perfil de risco, a capacidade de gestão e o profissionalismo do empresário.
No kiwi, fileira que conheço melhor, constato que há produtores que ganham 15000 euros por hectare e outros, alguns até com maior dimensão que perdem dinheiro. Como é possivel explicar esta realidade? Há kiwicultores que fazem as operações certas na melhor oportunidade técnica, há outros, com dezenas de anos de experiência que não são capazes, que não querem fazer determinadas operações culturais (ex.: monda)

As plantas aromáticas e medicinais são uma fileira com rentabilidade interessante. Na passada 6.ª Feira, 31 de Julho de 2009 submetemos uma candidatura de fileira com 14 projectos (predominam os jovens agricultores). A candidatura líder é o primeiro entreposto específico para as PAM. Há investidores nesta actividade. Tenho que me sentir satisfeito e optimista.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM