Apoios aos Jovens Agricultores

O prémio de 1.ª instalação do jovem agricultor irá estar indexado ao investimento.
Na consulta ás confederações dos agricultores, o ProDeR indicava que o prémio seria no valor de 40% do investimento, com valor máximo de 30 000 euros para candidaturas individuais e 40 000 euros para candidaturas de empresas.
Se o investimento é obrigatório para obter o prémio de 1.ª instalação, noto que até determinados montantes de investimento (75000 euros e 100 000 euros, conforme é candidatura individual ou empresarial) o prémio é necessário para completar o investimento, caso o valor dos apoios seja 60%, pois sendo inferior a percentagem de apoios ao investimento é preciso colocar capitais próprios.
Também indicava que o valor dos apoios por candidatura seria de 200 000 euros. Se esta parte for verdade, tenho a dizer "volta AGRO está perdoado" (o limite era 450 000 euros por exploração) pois parece que não conseguem romper com o passado, fazendo melhor.

Em síntese, recomendo que quem se quer instalar como Jovem Agricultor o faça quanto antes, a partir de 1 de Junho de 2011, para desta forma obter mais facilmente os apoios que necessita. Lembro que a dez de Fevereiro de 2011, o ProDeR suspendeu os apoios nesse mesmo dia e daím, se entrarem muitas condidaturas, podem fazer o mesmo no próximo futuro

Comentários

Anónimo disse…
"Na consulta ás confederações dos agricultores, o ProDeR indicava que o prémio seria no valor de 40% do investimento, com valor máximo de 30 000 euros para candidaturas individuais" Então quer com isto dizer que a um jovem que pretende instalar-se como agricultor, será necessário realizar um investimento inicial com capital próprio de modo a que receba do Proder a percentagem do subsidio?
Jose disse…
E aprovada a candidatura e logo após a contratação pode apresentar o Pedido de Pagamento do prémio (30 000 euros) sem ter que realizar qualquer investimento. Deste modo pode utilizar o prémio como fundo de maneio para realizar o investimento.
Anónimo disse…
Pretendo candidatar-me aos apoios com um projeto de Apicultura, e o mesmo deve rondar um investimnto de 100 000 euros, não será mais vantajoso criar uma sociedade unipessoal e candidatar-me como uma empresa aos apoios?
Agradeço a sua opinião!
Atentamente
Anónimo disse…
Pretendo candidatar-me aos apoios com um projeto de Apicultura, e o mesmo deve rondar um investimnto de 100 000 euros, não será mais vantajoso criar uma sociedade unipessoal e candidatar-me como uma empresa aos apoios?
Agradeço a sua opinião!
Atentamente
José Martino disse…
Na minha opinião a sociedade unipessoal por quotas é mais interessante porque é mais profissional. Por outro lado, as empresas salvaguardam melhor o empresário.
Os inconvenientes são o pagamento especial por conta do IRC, no caso de não haver lucros (as empresas fazem-se para dar lucros. Entendo, que uma empresa que dê prejuizos dois anos consecutivos deveria ser encerrada compulsivamente).

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM