Sucesso Empresarial na Agricultura

Conheço produtores de leite que têm rentabilidade nas suas explorações. Porque será?

A conjuntura do negócio não ajuda, isto é, a agricultura move-se por ciclos económicos,há altos e baixos na conjuntura económica, mas na realidade a diferença nos resultados obtidos está directamente ligada ao perfil do empresário: persistente, rigoroso, capaz de fazer a operação cultural na hora certa (melhor oportunidade), que possui excelente organização no controlo da informação e na gestão do pessoal, ponderado nos investimentos, que dia a dia vai resolvendo os problemas que lhe aparecem e que evolui permanentemente encontrando soluções para os problemas, etc. (no fim de 5 minutos de conversa com um empresário agrícola é fácil concluir se tem sucesso).

Tenho a felicidade de conhecer um rol alargado de empresários agrícolas de sucesso, que ganham dinheiro, compram terras e não precisam de crédito bancário. Este tipo de pessoas deviam ser muito prestigiadas pela sociedade portuguesa porque são muito competentes porque conseguem fazer verdadeiros milagres económicos.

Em conclusão, é mais fácil dizer que é dificil investir na agricultura portuguesa e que esta não é rentável do que investir e trabalhar e ter sucesso nas actividades agrícolas. Pela minha parte faço parte dos que irei investir forte na produção agrícola porque os planos de negócio que elaborei indicam que se trata de uma actividade rentável.

Comentários

Anónimo disse…
No litoral é cada vez mais dificil ganhar dimensão por não conseguirmos aumentar as áreas da nossas explorações por via de aluguer ou de compra de terrenos - tendência generalizada para inflacionar custo da terra para valores dificeis de rentabilizar em actividades agrícolas. Sem dimensão é difícil ter um negócio com volumes e retornos interessantes...
José Martino disse…
Na minha opinião é possivel ultrapassar o problema elencado através da criação de uma política adequada para o efeito. Eu defendo um banco público de terras (tenho uma petição pública na net, a qual podem encontrar através do google ou outro motor de busca) e o PSD apresenta no seu programa eleitoral a implementação de uma bolsa de terras.
Desde que haja vontade política em poucos anos ficaria resolvida a dificuldade de acesso á terra por quem está vocacionado para a explorar.
Anónimo disse…
Bom dia.
eu tenho cerca de 2.000m2 de terreno, situado em Vizela. Qual o "produto" que me aconcelha para iniciar uma actividade de produção???
Cumprimentos.
José Martino disse…
2000 m2 para se iniciar na agricultura:Mirtilos, framboesas e groselhas. Kiwis. Apicultura. Horticultura ou floricultura em estufa, etc.
Rui Costa disse…
Boa tarde herdei um pedaço de terra de 11,2 h no alentejo tenho procurado saber como tirar algum proveito da terra mas como é tudo muito recento ainda tou um pouco perdido poderei pedir-lhe um conselho?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM