Como minimizar os riscos dos investimentos na agricultura?

Como em qualquer negócio, dada a volatilidade dos mercados, fazendo-se investimentos na agricultura há lugar a risco na actividade desenvolvida.

Como minizar o risco?

1- Elaborar um Plano de Negócios antes de apresentar candidaturas ou realizar os investimentos.
2 - Diversificar as actividades, recomendo que se desenvolvam entre duas a quatro actividades na exploração agrícola. Aprendi este ponto na visita que realizei Março passado ao Chile: cada exploração agrícola tem pelo menos quatro actividades com dimensão e sempre que uma delas deixa de ter rentabilidade é abandonada e implantada actividade nova. Isto acontece porque no Chile os subsídios ao investimento são muito incipientes, isto é, quem investe arrisca o seu dinheiro e/ou o seu crédito. O que verifiquei no Chile é que não há lugar para a emotividade na agricultura porque quem não aplicar a racionalidade económica arrisca-se a falir e a desaparecer.
3 - Encontrar parceiros com capacidade financeira e comercial para dividir o risco
4 - Gerir com bom senso, eficiência e eficácia e sobretudo, ter um controlo férreo sobre os custos.
5 - Implamenter um bom sistema de gestão da informação e dos recursos humanos
6 - E por último, sem perder o realismo ser optimista porque acreditar que somos capazes de levar a carta a garcia, ajuda-nos a sermos pessoas de sucesso.

E como tudo na vida é preciso ter sorte. Boa sorte!

Comentários

NéliaReis disse…
Boa Tarde
Pretendo candidatar-me ao Proder/Jovens Agricultores,mas com a nova legislação suscitaram-se uma série de duvidas em relação á forma como apresentar o Projecto.
Para quando e onde, está prevista uma nova sessão de esclarecimentos??
Cumprimentos
NéliaReis
José Martino disse…
O ProDeR tem agendado uma Sessão de Esclarecimento sobre "Jovens Agricultores: Novas Regras", a qual decorrerá no Estúdio do CNEMA (Pequeno Auditório), em Santarém, no dia 7 de Junho de 2011 - 14H30

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM