Linha de crédito CGD para apoio à tesouraria dos jovens agricultores

Anónimo



Está em mudança acelerada o meio agrícola que era demasiado fechado, em que os  poucos  agricultores mais novos eram na sua maioria filhos dos agricultores mais velhos, porque neste momento estão-se a instalar um elevado número de jovens agricultores, à média mensal de 200 jovens, 2400 por ano e creio que o número duplicará em 2013 se mantiverem as ajudas à instalação de jovens agricultores até final desse ano. Este fenómeno está a criar ruturas, a mudar o status quo e a atrair para a agricultura pessoas doutros quadrantes com novas ideias e filosofias. Estamos a viver o inicio de uma revolução agrícola e rural, a qual será efetiva se não houver falhas orçamentais nas ajudas para instalar os jovens agricultores. 
O que é necessário acautelar para garantir uma taxa de sucesso elevado na atividade dos jovens agricultores?
Na minha opinião, o acesso a financiamento bancário com custos e prazos compativeis com a actividade agrícola a desenvolver, que sejam pagos por ela. 
Os apoios públicos são "apoios", ajudam a entrar na atividade e alavancar os investimentos, são muito importantes e determinantes, mas não conseguem suprir todas as necessidades de capital. Neste ponto o governo através da CGD tem que criar uma linha de crédito para apoio à tesouraria dos jovens agricultores instalados à menos de 5 anos, com acesso menos rigido que nas condições bancárias usuais, sem apoios públicos em bonificações para não haver impedimentos por parte da Comissão Europeia ou com bonificação dentro das regras dos apoios minimis, pois os jovens têm vontade de arriscar, trabalhar, assumir riscos  e vencer na vida, meios necessários para mover montanhas, mas infelizmente sem os meios financeiros adequados, muitos deles irão fracassar, prevejo que sem este apoio bancário, uma taxa superior a 50%, mesmo que tenham perfil e vocação para empresários.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM