Viticultura ou hidroponia?

Filipe Ferreira disse:

"Boa Tarde
Sr Eng. José Martino

Começo por dar os meus parabéns pelo blogue fantastico
A minha situação e a seguinte:
Em breve vou ser mais um jovem do nosso país a fazer parte do lote de jovens sem emprego, e sou de uma familia que sempre viveu da agricultura.
Ai pensei e por que não continuar eu mesmo.
Sou da zona de Santarem e o meu avô tem uma exploração a base de vinha com cerca de 15 hectares e como sempre fui criado neste meio e tambem algo que eu adoro,decid apostar na agricultura, ate porque penso que vai ser algo rentável e com futuro no nosso pais...

As minhas questões eram as seguintes:
1º A minha ideia era continuar com a exploração vinicula, mas tambem pensei em apostar na hidroponia visto ter um terreno com cerca de 2 hectares com agua.
2º O que preciso de fazer para me candidatar ao PRODER e se e possivel, se tenho que ter alguma formação especifica na área
3º Acha que e possivel e pode ser rentavel juntar estes dois negocios, vinicula e hidroponia?
4º No futuro gostava tambem quem sabe poder apostar numa casta nobre e poder rentabilizar mais a exploração


Agradeço desde já a sua disponibilidade
Com os meus melhores cumprimentos"


Comentários:

1 - Agradeço o interessante comentário que colocou neste blog.

2 - Conte com a minha solidariedade para a fase que vai atravessar. Acho esplêndido que se sinta vocacionado para ser empresário agrícola, mantendo a tradição familiar do seu avô. Calculo que os seus pais, tal como a minha geração, não deram a importância que a agricultura deveria ter nos últimos 20 anos. Felizmente a sua geração tem a agricultura como uma oportunidade de negócio.

3 - Parece-me boa opção a manutenção da exploração viticola (produzir uvas), embora me pareça muito interessante a produção de vinhos com colocação no mercado (vinicultura), se tal atividade ainda lhe for rentável. Parece-me que está no caminho do futuro, quer do ponto de vista técnico e de rentabilidade se optar pela diversificação cultural com tecnologia hidroponica.

4 - Recomendo para as culturas hidroponicas que consulte a HUBEL porque é um grupo empresarial de grande sucesso nesta área de negócio agrícola.

5 - Para se candidatar ao ProDeR não necessita de formação especifica na área, embora eu recomende que o faça para dominar o know how da atividade e assim, não comprometer o seu investimento.

6- Na minha opinião, deve privilegiar uma das atividades, embora nos próximos cinco anos deva manter as duas, a viticultura porque é rentável e está em velocidade cruzeiro gerando fluxos financeiros e a hidropinia porque parece ser o que gosta de fazer, a sua vocação de vida. No fim desse período temporal tome a decisão que lhe pareça de maior bom senso e aposte numa delas.

7- O futuro será aquilo que sonhar e trabalhar diariamente os pormenores, passo a passo, para atingir esses objetivos. Tenho a certeza que terá sucesso!

8 - Bom trabalho!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM