A distância ao mercado das regiões interiores de Portugal será limitante na produção agrícola?

Marina disse:"

Bom dia Srº Eng.
Tive a falar com um engenheiro projectista , o qual me referiu que a implementação da floricultura no interior é difícil devido à dificuldade de escoamento das flores no interior uma vez que é no litoral que se concentram os maiores negócios nesta área. Gostaria de saber a sua opinião e como considera que esta questão poderia ser minimizada.
Uma outra questão que lhe gostaria de colocar prende-se com o cultivo de frutos vermelhos (cultura que me foi aconselhada, especialmente as framboesas), parece-me que está na moda este tipo de culturas mas, no futuro está área não atingirá a saturação com tanta gente que se está a dedicar a este tipo de cultura de momento? À semelhança do que aconteceu com outras culturas como por exemplo as cerejas. Conheço pessoas que de uns anos para cá têm cada vez mais dificuldade em escoar as cerejas coisa que não acontecia a alguns anos atrás."

Comentários:

1 - A produção de flores deve ter como destino preferencial a exportação, embora reconheço que há floricultores com muito sucesso no mercado nacional. Assim sendo, não me parece que a localização no litoral seja determinante, embora junto ao mar o inverno é mais suave e pode-se tirar partido da precocidade das produções.


2 - Na minha opinião, parece-me determinante para obter sucesso na floricultura, o perfil do empresário, a sua determincao, competência na gestão, rigor no tratamento dos pormenores, etc. Em conclusão, para mim tem mais importância o perfil do empresário do que a região onde se localiza a exploração. Como explica o engenheiro projetista seu conhecido o sucesso da produção de cravos na região de Chaves?


3 - O handicap apresentado pode ser ultrapassado se a leitora Maria se tornar uma verdadeira especialista incontornável na produção de uma determinada espécie florícola.


4 - Honestamente, a limitação na produção de frutos vermelhos é a mesma da floricultura, ser capaz de se produzir o tipo de produto com o perfil que o mercado o troca por euros de uma forma mais fácil. Reconheço que é mais fácil promover as culturas que estão na moda porque para se fazerem investimentos é necessário acreditar que as produções que fazemos irão ter sucesso comercial. A realidade irá demonstrar quem verdadeiramente ganha dinheiro a produzir na agricultura. 



5 - O sucesso na produção dos pequenos frutos irá ser determinado pelo patamar de qualidade, estado de maturação, cor, etc. que os produtos de Portugal venham a obter nos mercados internacionais ( se os diversos mercados internacionais derem valor acrescentado aos frutos portugueses teremos mais de meio caminho andado para ganharmos muito dinheiro com esta cultura e nesta fileira).


6 - A cereja não deixou de dar dinheiro, tornou-se uma atividade mais seletiva em que aqueles que possuem as melhores variedades melhor adaptadas ao mercado atual e dominam as mais avançadas tecnologias de produção (exemplo: conseguem quebrar a dormência invernal de forma eficaz. fazem uma nutrição da planta que promove maior produtividade, tamanho, sabor, dureza do fruto, etc. têm excelentes rentabilidades e maior facilidade de acesso ao mercado.


7 - .Creio que estão a perder terreno os produtores de cereja, têm dificuldades para escoar as suas cerejas, aqueles  que exploram variedades já ultrapassadas para a procura do mercado atual ou não fizeram a adequada modernização tecnológica na implantação e exploração dos seus pomares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM