Morangos ou cogumelos?

Miguel Valente disse:

"Bom dia Eng. José Martino,

Antes de expor o meu problema, quero felicitá-lo por este Blog, que é autentico serviço publico.

Passo então a descrever o meu dilema, que se resume à escolha de um de dois tipos de cultura, para submeter a projecto:

- Cogumelos Shitake em troncos, tendo disponível um terreno de 600m2;

- Morangos em sistema semi - hidroponico (substrato em sacas e bancadas), tendo disponível um terreno de 2500m2.

A minha ideia inicial, sempre foram os morangos, mas a maior parte das pessoas e entidades que tenho contactado, desaconselharam-me este hipótese em virtude dos preços de instalação serem proibitivo. Comecei então a dirigir a minha atenção para os cogumelos, no entanto, começo a ficar um pouco desanimado. Escoar cogumelos não é fácil. Ao contrário do morango que facilmente se vende, o mercado do cogumelo é muito especifico.


1. A minha questão, é saber então se é possível, com um montante de 100.000€ (co-financiado por este QCA ou próximo), instalar uma cultura de morangos em sistema semi - hidroponico (no fundo, não é um sistema hidropónico puro, com os seus custos astronómicos), num terreno de 2500m2.

2. Se com estes limites ao nível de investimento e espaço, é possível montar uma estrutura viável economicamente?

3. Se concorda que os principais investimentos iniciais serão: Estufa, Sistema de rega/humidificação, bancadas, substrato, semente/plantas;

Dados adicionais: Clima/Local zona de Viseu/Castro Daire, água corrente disponível, mão de obra grátis.


Antecipadamente grato, pela atenção dispensada,

Miguel Valente


Comentários:
1- Coloca-me questões muito interessantes para as quais seria importante saber alguns dados adicionais: pretende fazer investimentos na agricultura para viver deles ou em part time? Qual o montante de capitais próprios + o valor do crédito que pode obter?  Etc. Etc.

2 - Se fosse eu a fazer a escolher uma das duas atividades que indica, optaria pelos morangos ao ar livre porque a relação entre os proveitos e os custos me parece estar num nível de risco mais aceitável.

3 - Resposta às questões colocadas:
a) Os sistemas hidropónicos custam entre 500 000 a 750 000 euros por hectare.
b) Na minha opinião, deveria investir pelo menos em meio de hectare de morangos em cultura hidropónica.
c) Investimentos: Preparação de terreno, eletrificação, infra estrutura de água (captação, armazenamento e bombagem), armazém + investimentos indicados na pergunta 3. 
d) Para a região indicada optaria pelos morangos ao ar livre porque os investimentos são baixos e saõ fáceis de valorizar se possui mão de obra familiar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM