Vinho Verde

Manuel Barros disse:

"Boa tarde,
desde já gostava de o congratular por ter um blog que possibilita aos mais inexperientes que tirem as suas dúvidas, é realmente muito útil.
Acabei neste momento o ensino secundário e juntamente com alguém da família gostaria de lançar um projeto vinícola na zona dos vinhos verdes e, estamos a pensar plantar Loureiro e Trajadura para brancos e Vinhão para tintos.. A pergunta é: acha viável a plantação de cerca de 1ha de vinha com as castas acima escritas? é a cooperativa agrícola uma opção correta para escoar o produto nos primeiros anos até criar uma identidade própria? o mercado internacional está a escoar os produtos desta região?

Obrigado,
Manuel Barros"

Comentários:
1- Agradeço as palavras de congratulação sobre este blogue, pois são um lenitivo e uma forte motivação para encontrar forças e concentração para escrever neste blogue às 23h50 quando já devia estar a descansar,  após 14 de trabalho e 250 km de condução automóvel sob chuva e nevoeiro.

2 - Na minha opinião, em função da região e microclima da sua vinha, bem como na procura de vinhos pelos mercados de exportação deve apostar sobretudo nas castas brancas. Só deve cultivar castas tintas se tiver quem lhas comercialize.

3 - Com 1 hectare de vinha terá um rendimento bruto limitado (na melhor das hipóteses, 12 a 15 toneladas por hectare de uvas que lhe serão valorizadas à volta de 0,40 € por quilo).

4 - Se eu fosse eu a fazer a vinha, caso a região tivesse aptidão, faria-a com 1 hectare de loureiro.

5 - As cooperativas são uma excelente opção para valorizar as suas produções. Verifique se a da sua região cumpriu os prazos de pagamentos das últimas campanhas e neste caso aposte em associar-se.

6 - O que é identidade própria? Se for a criação e promoção de uma marca de vinho, defendo que não o deve fazer porque não tem a dimensão mínima de vinha para rentabilizar o investimento (na minha opinião deveria ter pelo menos 30 hectares de vinhas em produção).

7 - O vinho verde branco é o primeiro vinho de mesa português com maior exportação

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM