Que conselhos me dá para reciclar a minha atividade profissional e ajudar o meu filho a instalar-se na agricultura?

Emídio Silva disse:

"Boa noite Sr. Eng.º José Martino.

Cumpro o grato dever de o felicitar pelo seu magnánimo blog que rotulo de autêntico serviço público.

Sou um velho de 73 anos mas ainda com muita garra e força.

1- Depois de me desligar de um projecto na área da restauração que, por razões que não cabem aqui, me correu mal e me exauriu financeiramente, lembrei-me abraçar um projecto agrícola na área do mirtilo, através de um filho com 39 anos, recorrendo ao PRODER.

2- Não tenho terra e a ideia é alugar um terreno que já tenho em vista, murado e com rede alta, furo e bombagem de água, c/21.500 m2 situado em Pinhal Novo (não me convém ausentar-me da Grande Lisboa) O terreno é arenoso e terá que ser analisado. A renda pedida (cerca de 400€ mensais parece-me cara mas é negociável).

3- Quanto sei existem plantares adequados a diferentes temperaturas; será que a zona se adaptará a esta cultura? Pensei no mirtilo por ser, julgo, de manutenção menos exigente e poder recorrer ao chamado serviço "chave na mão" para a preparação do terreno, que é plano, e plantação, eliminando assim os riscos de impreparação objectiva, e por pensar ter colocação assegurada para exportação, em complementaridade com outros produtores por, razões de escala, e ter uma rentabilidade interessante.

4- O maior problema que se me coloca é o financiamento do projecto na parte que excede as ajudas até aqui praticadas pelo PRODER, embora admita obter financiamentos bancários para o efeito; acha viável?

5- Não menos preocupante é o esforço do arrendamento até à produção (4 anos?). Admitia reservar os 1.500 m2 que excedem os 2 ha para explorar culturas de produção mais rápida (flores+plantas aromáticas, hortícolas?, o que sugere?

6- Resta acrescentar que o projecto seria gerido por mim até garantida a rentabilidade pois o meu filho está a viver em Londres, empregado, e não seria prudente largar o emprego até que esta realidade estivesse assegurada. Como conciliar tudo isto é questão a ver.

Sem direito para o maçar mais, peço aceite os meus melhores cumprimentos.

Emídio Silva"

Comentários:

1 - Agradeço as palavras amáveis e simpáticas sobre este blogue e o seu autor.

2 - Parece-me boa estratégia se tiver condições para instalar o seu filho como jovem agricultor porque as ajudas públicas para o efeito são interessantes e importantes para o ajudar nos investimentos no arranque da sua exploração agrícola. Caso não o consiga instalar poderá recorrer às ajudas para outros promotores que não jovens agricultores.

3 - Leia com atenção o que tenho escrito neste blogue sobre as boas regras que se devem aplicar para abraçarem a agricultura como um novo negócio. Ouça no site da TSF o Programa Terra a Terra do passado sábado, o qual decorreu em Foz do Sousa, Gondomar, com o tema "Investimentos na Agricultura - fatores de sucesso", pois este documento contém importantes dicas dadas por quem já tem sucesso nos negócios da agricultura.

4 - O terreno indicado deverá ter uma renda no valor de cerca de metade daquele por si indicado, caso contrário o negócio agrícola não terá a possibilidade de suportar os seus custos. A opção pelo arrendamento é uma excelente solução porque caso se tratasse da sua compra iria imobilizar capitais que lhe fariam falta para o investimento.

5 - Creio que também deveria ponderar a cultura da framboesa porque lhe dará um equilíbrio da tesouraria mais cedo, apesar de lhe exigir um maior esforço no investimento, claro que o termo de comparação é o mirtilo.

6 - Leia o que escrevi neste blogue sobre os passos a dar para se dedicar à agricultura, sobretudo no que diz respeito á recolha de informações e pormenores sobre as atividades. Analise as operações que possam fazer pela Vossa mão, pois se as souber executar de forma correta poderá aforrar muito dinheiro.

7 - Verifique qual o canal comercial que irá tirar partido pois este é um dos fatores estratégicos a cumprir para ter sucesso no seu projeto, sobretudo se na região não existirem produtores ou for escasso o seu número ou superfície produtiva.

8 - Para obtenção de crédito consulte o post neste blogue sobre a linha de crédito que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Área Metropolitana do Porto possui para os pequenos frutos. Consulte-os pois trabalham a nível nacional.  Se trabalhar bem poderá suportar os custos de crédito com a atividade produtiva. Prepare-se e organize-se para obter produções com alta produtividade e qualidade.  

9 - Recomendo que adapte a dimensão do projeto à sua estrutura de capitais, próprios e do banco.

10 - Acho que se deveria dedicar a atividades que lhe deem liquidez o mais cedo possível, como por exemplo, a framboesa, flores e hortícolas. Deve definir e afinar as atividades e dimensão em sede de projeto.

11 - Para solucionar pormenores do seu projeto marque consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) que esta possui uma larga experiência neste tipo de projetos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM