Sinto-me no dever de escrever algumas verdades sobre a cultura do mirtilo em Portugal!

Luis Henriques disse:

"Boa tarde,

Ponderei durante muito tempo se um dia ia sequer cogitar acerca das missivas que se podem ler neste blog.
Chegou o tempo em que é urgente reagir.
Sinto-me no dever de escrever algumas verdades sobre a cultura do mirtilo em Portugal.
Senhor Martino, a espécie humana, Homo sapiens sapiens é rica em diversidade genética, há indivíduos de várias matizes dérmicas, de ainda mais diversos comportamentos sociais ou culturais, há infindáveis amores naturais, nacionais e regionais, não quero sequer aprofundar as diferenças em crenças e religiões.
Tendo em conta estas considerações permita que lhe diga;
Todos nós conhecemos dois espécimens de Homo sapiens sapiens que lhe quero falar, o primeiro é Ana Drago, deputada da Republica Portuguesa, o segundo é Shaquille O'Neal, jogador de basquetebol Norte Americano.
Entre estas duas pessoas há uma colossal diferença de tamanho, peso e género.
O que lhe quero transmitir: o espécimen Shaquille O'Neal não deve ser tomado como padrão para o Homo sapiens sapiens, tal como essa tal exploração que o senhor diz que conhece, a tal das 30 toneladas por hectare, seja a medida para todas que existem em Portugal.

O senhor tem o meu numero, é com muito gosto que gostava de ver esse hectare."

Comentários:
1 - Estive a visitar plantações de mirtilos no Estado do Oregon nos EUA nos dias 12 a 17 de Agosto de 2013. A conclusão a que cheguei é que têm uma produtividade média de 25 t/ha num universo de largos milhares de hectares porque se preparam para tal, empregam a tecnologia adequada e colocam nos seus objetivos fazê-lo/atingi-lo.

2 - Defendo que é possível atingir em Portugal, aplicando boas tecnologias de produção, pelo menos uma produtividade média de 12t/ha ("média pesada"), ou seja haverá produtores e variedades para mais de 20 t/há, eventualmente as 30 t/ha e outros que nunca passarão as 3t/ha.

3 - Lamento informar mas não tenho disponibilidade de tempo para visitas particulares, porque estou empenhado em visitas de grupo (exemplo: A AGIM e a Espaço Visual organizam no próximo dia 9 de novembro haverá "dia aberto para mirtilo produzido em vaso/cultura hidropónica", onde quem estiver interessado pode usufruir do evento. Espero que algumas centenas de pessoas usufruam da visita, contra o emprego de um dia da minha existência e dos colegas).  Consultei a minha agenda, a qual possui alguns milhares de contatos e lamento informar que o seu número não consta dos meus contatos pessoais, eventualmente fará parte da base de dados da Espaço Visual. Se ler a revista "pequenos frutos" da AGROTEC, creio que no seu 1.º número, tem a entrevista com a produtora e que por aí a poderá conhecer e contactá-la. Por outro lado, estamos em negociações com essa produtora para efetuar formação profissional em poda de inverno, pelo que, caso se concretize o evento, se estiver interessado e atento ao website da Espaço Visual terá a oportunidade  de se inscrever, visitar e conviver com a produtora e comigo, durante algumas horas.

4 - Advogo a alta produtividade em mirtilo como modelo e objetivo para os empresários mirticultores e as suas plantações porque a médio prazo as margens brutas e líquidas do negócio irão ser reduzidas e a produção com qualidade em quantidade será a chave para a competitividade e rentabilidade. Defendo que os bons resultados devem ser utilizados como bons exemplos e que cada um de nós os deve utilizar como estratégia de bom senso para defender o negócio que possuí. Do que tenho visitado em Portugal e no estrangeiro, estou cada mais convencido que esta é a estratégia certa. Irei continuar as visitas na Nova Zelândia, Chile, etc. e a seu tempo colocarei mais factos neste blogue.

5 - Em conclusão, pelo exposto, nem de perto nem de longe defendo a filosofia produtiva dos mirtilos que pelo exemplo indicado pretende colocar na minha pessoa. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM