Cabras Raça Bravia


Boa noite, Eng, José Martino  
Pretendo iniciar uma exploração de cabras de raça bravia. Que conselhos me dá sobre o projeto?
Cumprimentos

Comentários:
1. Na minha opinião, deve iniciar a atividade um efetivo mínimo de 320 fêmeas reprodutoras da raça bravia, sendo que devem ser adquiridas ao longo do ano de realização do investimento porque justifica um trabalhador a tempo inteiro para realizar o maneio de todo o efetivo animal otimizando-se, desta forma, tira partido da economia de escala da mão-de-obra. Deverá ter na exploração 1 bode para cada 30 fêmeas reprodutoras traduzindo-se num total de 11 machos para a atividade em questão.

2. Deve recorrer ao pastoreio em floresta/mato/baldios durante todo o ano, com exceção dos dias em que o clima se apresente particularmente adverso justificando-se, nestes casos, a permanência do efetivo pecuário no estábulo

3. O pastoreio pode prolongar-se durante 5 horas nos períodos mais frios do ano e 15 horas durante o verão. Para o efetivo em questão, recomenda-se uma área de pastoreio de 100 hectares, traduzindo-se num encabeçamento de 3,31 caprinos adultos por hectare.

4. Segundo a DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), entende-se por Cabeça Normal (CN) “a unidade de equivalência usada para comparar animais de diferentes espécies ou categorias, em função das suas necessidades alimentares e dos níveis de excreção de azoto”, sendo que um caprino adulto corresponde a 0,15CN e para cada chiba ou chibo encontra-se estipulado o valor de 0,07CN. Deste modo, pode afirmar-se que, para o efetivo animal (320 fêmeas reprodutoras, 11 bodes e 30 chibas para substituição de fêmeas reprodutoras) e área de pastoreio considerada (100 hectares), obter-se-á na exploração um encabeçamento de 51,75CN, ou seja, 0,52CN/ha.  

5.  A área de pastoreio indicada, para além de permitir a obtenção de consideráveis apoios diretos à exploração, os quais ajudam a rentabilizar o negócio, também disponibiliza amplas quantidades de alimento aos animais minimizando-se, desta forma, a quantidade de alimento suplementar que o produtor terá que produzir ou adquirir e, consequentemente, baixam os custos de exploração da atividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM