"Nós Atrasados!" Como se combate?


Porque será que a maioria dos portugueses não consegue cumprir horários, prazos de execução de trabalhos, fazer intervenções em eventos dentro do tempo que programado pela organização e fazer reuniões dentro do tempo mínimo para se cumprirem os respectivos objectivos?
Este conjunto de questões está na minha cabeça porque estou a viver o fim do prazo de um concurso para carregamento de candidaturas para instalação de jovens agricultores, só na última semana se consegue que os interessados entreguem as informações e documentação necessárias para formalizar os respectivos projectos.
Portugal atravessa nesta altura e irá ser cada vez mais acutilante, a crise que na minha opinião, além de um ajustamento de modelo económico tem na base a baixa produtividade do trabalho. Muitas vezes, despendemos uma tarde para fazer uma reunião que se poderia fazer em meia hora, outras vezes participamos em reuniões que se todos os presentes tivessem feito o trabalho de casa, se poderiam evitar, pois com a elaboração de documentos e o seu envio por email não justificaria o encontro pessoal entre as pessoas. Quantas deslocações se evitariam (os combustíveis e automóveis são importados)? Será que se a N/ postura fosse outra mais eficaz, no mesmo tempo de trabalho diário, conseguir-se-ia concluir mais trabalhos e de melhor qualidade?
Acho que é um desiderato nacional batermo-nos pelo cumprimento dos horários. Espero que seja este um dos pontos que os partidos políticos irão colocar nos seus programas de governo: melhoria da produtividade nacional pelo cumprimento dos prazos de tramitação dos processos que dependem da administração pública.
A ver vamos…
Foto: www.dreamstime.com

Comentários

Anónimo disse…
.
é uma das tais pequenas coisas que poderiam fazer muita diferença ...
JRNA disse…
Subscrevo na íntegra!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM