Kiwis

O meu colega e leitor J. Silva escreveu o seguinte neste blogue:

"Engº José Martino,
antes mais muito obrigado e muitos parabéns pelo seu blog e pelas partilhas enriquecedoras que faz no mesmo.
Sou engenheiro Agrónomo e trabalho actualmente na zona de Torres Vedras, mas tenho acesso a alguns terrenos na zona de Guimarães com cerca de 6 ha e possibilidade de irrigação para o caso de plantação de Kiwis.
Gostaria, se possível, que me elucidasse sobre alguns aspectos no caso de pensar num projecto jovem agricultor.
1º partindo da situação de um terreno agrícola com cerca de 6 ha, qual seria o mínimo aproximado de capital próprio necessário para um projeto jovem agricultor (recorrendo também a linhas de crédito para o efeito)?
2º parece-lhe viável um projecto desta natureza para a região?Seria necessário ter outra cultura de prazo mais curto para rentabilizar o projecto?
3º parece-lhe viável o mesmo tipo de projecto para um terreno igualmente de 6 ha mas com mato e algum eucaliptal? Que custo acrescido poderá ter uma operação de desmatação/nivelamento por ha na zona?
Agradeço desde já a sua atenção
cumprimentos
J.Silva"

Comentários:
1- Agradeço que me tenha questionado sobre a fileira dos kiwis porque ela é uma das minhas filhas do meu trabalho como engenheiro agrónomo e já tem maior idade e tem contribuido para que muitas agricultores tenham sucesso empresarial.
2 - Capital próprio= investimento (40000 €/ha * 6 ha * 0,5 = 120 000 €) + IVA (40000€/ha*6*0,15= 43200€) + fundo maneio 4 anos ( 5000€ *6*4-43200=76800€) = 240 000 €
Linhas de crédito podem financiar 35%  do investimento ( 40000€*6*0,35 = 84 000 €) e relativamente ao montante restante poderá financiar 25 000 € na linha PME crescimento (ver caraterísticas na net) e eventualemente 25 000 € numa conta caucionada. Assim sendo, o seu capital terá que perfazer a diferença
3 - Parece-me perfeitamente viável o projeto para a região. Não precisa de cultura de curto prazo para rentabilizar o projeto, necessita de ter capitais próprios para fazer face ás necessidades financeiras do projeto. É por esta razão que sou um pequeno kiwcultor, pois não tive capitais próprios para tal.
4 - Parece-me viável passar uma zona de eucaliptal e mato a terreno agrícola com implantação de kiwis. O custo pode ir de 2500 € a 20000 € /ha, conforme as necessidades de intervenção no terreno.
5 - Bons investimentos!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM