Variedades Kiwis

O leitor André Miranda (aluno da UTAD) escreveu o seguinte comentário e fez um pedido de esclarecimento:
 

"Eng. José Martino,

Desde já quero-o felicitar pelo empenho e dedicação que tem mostrado publicamente, através do blogue, artigos e palestras, para ajudar agricultores e potenciais Jovens Agricultores a terem sucesso na actividade agrícola como empresários.
Ao longo da licenciatura adquiri um gosto especial pela cultura de kiwis e após ter pesquisado sobre esta cultura, tornou-se quase "imperativo" instalar-me como produtor, apesar de não possuir terrenos próprios.
Como tal, tentei estar a par da organização nacional desta fileira e participei no dia do Kiwicultor organizado pela APK e inscrevi-me na formação em Poda de Inverno e tenciono, ainda, fazer outras formações na área.
Fiquei bastante motivado com o panorama que foi apresentado aos produtores sobre os mercados e as vendas, pelos entrepostos, no dia do Kiwicultor. Desde logo me apercebi que é uma fileira muito bem organizada, o que me deixou bastante satisfeito.
A aposta de novas variedades é uma estratégia que, a meu ver, é bastante positiva para o sector, tanto a nível de mercado como de produção.
Sobre este aspecto, e como está dentro desta fileira, eu gostava de colocar uma dúvida:

1. As cultivares Earligreen, Tsechelidis e Arguta são permitidas em Portugal sem qualquer restrição ou estão patenteadas?

Cump,
AMiranda"


Comentários:
1 - As cultivares "Earligren" e "Tsechelidis" são representadas por uma empresa "Kiwi Greensun, L.da", de Guimarães. Creio que, salvo erro, a primeira é livre, precoce (maturação entre setembro e outubro) e a segunda é o super kiwi de origem grega, frutos muito grandes, de forte produtividade (produz acima de 50 t/ha com reduzidos cuidados técnicos e de acompanhamento), há dúvidas sobre o seu sabor (se o sabor for excelente irá, a médio prazo, substituir a variedade Hayward, kiwis verdes que todos conhecemos porque tem maior produtividade e mais baixos custos de produção)   comercializada sob a forma de clube, isto é, quem as adquire assina um contrato de pagamento de royalites anual e além disso, o kiwicultor obriga-se a fornecer os kiwis para que a sua comercialização seja realizada de forma exclusiva pelo entreposto "Kiwi Greensun, L.da".
2 - No género "arguta" há variação, há variedades livres e outras sob clube. Conheço um kiwicultor que tem implantado um pomar de arguta do qual se fala que tem contrato de comercialização com um entreposto francês. É uma espécie que exige colheitas sucessivas para cuvetes. Os frutos não têm pêlo e são consumidos inteiros. Exige muita mão de obra na colheita, é muito semelhante á colheita dos pequenos frutos.       


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM