O grande MUU! Não seja perfeito, seja notável!

Já li e reli  um livro cujo título é "O grande MUU! Não seja perfeito, seja notável!", escrito por um grupo de 33 especialistas mundiais de gestão coordenados por Seth Godin.

Recomendo aos meus leitores, sobretudo aos jovens agricultores, a leitura deste documento porque contém um conjunto vasto de uma espécie de crónicas ou artigos com dicas sobretudo como atuar e se posicionar no mundo dos negócios.

"Ser notável não depende de si. Ser notável depende do consumidor. Se este decidir algo que você faz é digno de nota, então é notável, por definição". É isto que todos procuramos nos negócios da agricultura, que o consumidor nos torne notáveis.

O penúltimo artigo do livro denominado "Estar pronto ou não! Em defesa da sua própria preparação." para mim é lapidar sobre a ultrapassagem de uma grande limitação da sociedade portuguesa, temos ideias mas não as tentamos concretizar. Este é um dos pontos que Eça de Queiroz descreveu bem na sociedade portuguesa do século XIX, aspeto este que se mantém atual e que é urgente desatualizá-lo. Transcrevo a 1.ª  parte:

"Está preparado? Está pronto para o mergulho? Para fazer uma coisa original é notável? O filósofo e poeta alemão Goethe forneceu-nos a sabedoria  de que necessitamos:
 "Seja o que for que possa fazer ou sonhar, comece. A ousadia  contèm em si génio, magia e poder. Comece já".
«Espera aí», responde você a Goethe, ainda que ele lhe tenha dito duas vezes para começar.«Não estou pronto»."   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM