Instalação de jovem agricultor

Nuno Leão disse:

"Cumprimentos Eng. José Martinho

1º Pedia ao Sr. Eng. se me podia informar se posso me candidatar a fundo perdido para aquisição de uma bomba de água para acoplar ao tractor, para servir quando necessário cerca de 7 hectares de vinha.

2º Tenho 34 anos e pretendo inscrever-me como jovem agricultor. Pergunto se o posso fazer, pois tenho terrenos dos meus pais e pretendo reconverter uma vinha com cerca de 1,5 hectares e plantio de de nova área com cerca de um hectare. posso portanto inscrever-me como jovem agricultor e avançar com projecto para as plantação? Quais as ajudas? Que preciso de fazer, tenho aprovação para o projecto?

3º Pretendo também fazer um plantio de kiwis numa área aproximada de 1 hect. Tenho ajudas? Quais? É rentável?

Sem mais de momento subscrevo-me com estima e consideração.
Nuno Leão"


Comentários:
1 - Pode candidatar-se ao Proder para obter subsídio no investimento na bomba de rega através de candidatura à ação 1.1.2 do Proder (pesquise neste blogue e encontrará mais informações incluindo os respetivos níveis de apoio), investimentos até 24 999,99€.


2  - Para obter apoios à reconversão e plantação de vinhas pode recorrer às ajudas no Programa Vitis, as quais estão abertas neste momento (consulte www.espaco-visual.pt). São as ajudas mais interessantes ao investimento porque são dadas por hectare de vinha implantada, no pedido de pagamento não é necessária  a apresentação de comprovativos de despesa.


3 - Com os investimento que pretende fazer não recomendo que se candidate às ajudas de 1.ª instalação como jovem empresário agrícola porque praticamente não tem investimentos para candidatar ao Proder. Com a sua idade, defendo que deve fazer os investimentos atuais utilizando familiares como proponentes e instalar-se como jovem agricultor no período 2014-2020. 


4 - A cultura do kiwi é rentável e muito interessante para as Regiões do Entre Douro e Minho e Beira Litoral, tendo a superfície mínima de 3,5 a 4 ha. Os kiwis arguta Nergi rentabilizam um projeto de instalação de jovem agricultor com o investimento de 1 ha. Neste caso, como se trata de um franchising consulte a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 975 852) para obter mais informações (pesquise neste blogue mais informações sobre este tema)  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM