Framboesa

ruben pode disse:
 
"Bom dia sr engº José Martino,
Eu sou um jovem com 18 anos, moro em ovar, tenho alguns terrenos que juntos somam cerca de 1,2h. acabei os meus estudos e pretendia fazer um investimento, um investimento agricola, nomeadamente uma plantação, e tenho algumas duvidas que gostaria que me esclarecesse :
- por que fruto devo optar, tendo em conta a região em questão sendo que eu dava preferencia a espécies de arbusto ( mirtios, framboesas, morangos, groselha,);
por quanto é que ficaria o investimento realizado;
sendo que a minha produção era para exportação, quem devo procurar para me ajudar a realizar negocios ;
visto que eu seria um jovem produtor , gostaria de saber se benefeciava de ajudas por parte da ProDer ou do estado , porque com estes cortes do estado nao sei se continuava a benefeciar dessas ajudas"
 
 
Comentários:
 
1 - Pesquise neste blogue porque tem muita informação sobre o que necessita saber para se instalar como  jovem agricultor, melhores estratégias, ajudas públicas ao investimento, funcionamento do Proder, etc.
 
 
2 - Para esclarecer os pormenores do seu caso concreto marque uma reunião/consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852), pois ela indicar-lhe-á alguns dos eventuais clientes que terão interesse nas suas produções.
 
 
3 - Na minha perspetiva deveria optar pela framboesa porque como a sua região está situada junto ao mar obterá produções com alguma precocidade, portanto maior valorização comercial das produções, produz desde o 1.º ano, o que é uma mais valia do ponto de vista financeiro. O investimento deve situar-se entre os 65 000 a 120 000 euros, depende a variação da necessidade que tenha de fazer  melhoramentos fundiários, infraestruturas, construções, máquinas e equipamentos, etc.
 
 
4 - Deve-se candidatar às ajudas do Proder para se instalar como jovem agricultor se tiver capacidade financeira para realizar o investimento de uma única vez, conforme o que expliquei neste blogue em "não há fome que não dê em fartura"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros