Submeti um projecto ProDeR após 19 de fevereiro: o que devo fazer para o financiar?

Paulo disse:

"Boa Noite
Eng.º mais uma vez digo excelente blog, por toda a informação e ajuda prestada aos jovens.
Após seguir vários conselhos seus que encontrei neste blog decidi avançar com um projeto de instalação de jovem agricultor em Apicultura que submeti ao PRODER no final de Fevereiro e como tal sujeito á libertação de verbas para poder avançar.
Aqui surge a minha dúvida, no seu post “Não há fome que não dê em fartura” fala em Capital para realizar o investimento todo de uma vez incluindo IVA e no meu caso também os enxames.
Ora como referiu, e bem, pertenço aos 50% que não possuem a estrutura de capitais que suporte o investimento, mas não quero de maneira alguma desistir pois acredito no meu trabalho e o que sei hoje sobre apicultura á um ano atras dificilmente o poderia imaginar.
Agradeço a sua opinião/concelho sobre o que fazer.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos"


Comentários:
1 - Agradeço a questão que me coloca, por exemplo, imagine que o seu projeto será contratado em Abril de 2014. Qual será a data limite para investir? 31 dezembro de 2014. Tem 8 meses para fazer o todo o investimento. Faz o pedido do prémio e esperará 1 a 2 meses para o ter o dinheiro creditado na conta bancária. Conseguirá comprar os enxames em Junho/Julho? E se não conseguir quando terá possibilidade de o fazer? Com estes prazos de tempo quantos pedidos de pagamento consegue executar?


2 - Agora imagine que o seu projeto será contratualizado em dezembro de 2014 e que o términus dos investimentos serão 30 junho de 2015. Consegue fazer mais do que um pedido de pagamento?


3 - Faço este exercício para demonstrar que eventualmente será necessário que os bancos ajudem os jovens agricultores financiando-lhes os investimentos.


4 - Além de capacidade financeira serão necessárias competências de gestão para executar bem os investimentos de uma única vez. Será que estas competências estão acauteladas?  


5 - Escrevo este post com o objetivo de alertar os jovens agricultores para estarem conscientes do que irão passar e tenham em conta os pormenores que devem acautelar para levarem os seus projetos a bom porto encontrando as melhores estratégias para o efeito.


6 - P. F. Não desista do seu projeto. A minha sugestão é para que o tente financiar na banca e caso não seja possível aconselho-o para que o transforme numa sociedade por quotas e trabalhe para conseguir um investidor para seu parceiro que seja seu sócio financeiro com os 49% de capital.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM