Mirtilos: O que devo fazer para os implantar muito bem?

O que devo fazer para implantar muito bem os meus mirtilos?

1 - Uma amostragem adequada de solo para fazer análise mecânica, sumária e bases de troca.


2 - Escolher solos adequados para o mirtilo:
a) pH ácido entre 4,5 e 5,5
b) O teor em matéria orgânica igual ou superior a 5%
c) Solos com boa drenagem interna (O teor em argila  deve ser inferior a 30%) e externa (zona de confluência de água exterior ou toalha freática elevada durante o inverno).


3 - Ultrapassar e solucionar os estrangulamentos identificados em 2.


4 - Escolher variedades de mirtilo adequadas ao clima da região da parcela:
a) Para o  efeito identificar o número de horas de frio invernal (na estação meteorológica situada mais perto da exploração determinar o n.º horas com temperatura inferior a 7.ºC, meses de dezembro  a março) e escolher variedades com interesse comercial cujas necessidades de frio invernal estão em linha com as determinadas. A Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) pode prestar serviços nesta área.
b) Identificar as datas prováveis para a última geada de primavera e escolher variedades cujas datas de floração  estão em linha com este período temporal ou seja a respetiva floração ocorre após as últimas geadas.


5 - Verificar se existe disponibilidade de água para no pico do Verão disponibilizar aos mirtilos 40m3/dia/há de água de rega.


6 - Se necessário, abrir poços ou furos e charcas para garantir as necessidades de água identificadas em 5.


7 - Não mobilizar o solo a profundidades superiores a 40 cm.


8 - Implantar os mirtilos com compassos entre 2,5 a 3,0 m de entrelinha  conforme as larguras tratores e equipamentos que utilizar para controlo do prado e 0,75 a 1,0 m na linha conforme o maior ou menor vigor das variedades dos mirtilos.


9 - Na minha opinião devem ser aplicados na zona da linha (1m de largura) entre 20 a 100 m3/há de corretivo agrícola orgânico bem maturado e estabilizado para longa permanência no solo, tipo Nutrimais, de acordo com o teor de matéria orgânica do solo. Se o teor em matéria orgânico do solo for igual ou superior a 5% pode o Nutrimais ser substituído por casca de pinheiro ou estilha de eucalipto.


10 - Escolher, mesmo mais caras, plantas provenientes de micropropagação com 2 a 3 anos de viveiro (fazer a encomenda na Primavera anterior).


11 - Na minha perspetiva técnica deve ser aplicada tela plástica na zona da linha das plantas quando o solo seja orgânico, tenha um teor de matéria orgânica igual ou superior a 5% ou promovendo a solução de telas que o Eng. Pedro Oliveira do INIAV tem na herdade da Fataca, Odemira, as extremidades laterais da tela, não estão enterradas, estão cosidas, podendo fixar tubos que pelo seu peso fazem com que ela fique esticada, podendo ser levantada para aplicar matéria orgânica na linha das plantas nos cinco primeiros anos de cultura (recomendo 20 a 40 m3/há/ano de AGRONAT, porque tem azoto de libertação lenta disponível o que se traduz em maior crescimento, maior produtividade e maior potencial produtivo a médio longo prazo da plantação).     


12 - Colocar um sistema de rega gota a gota automático, com dois tubos por linha de plantas, um de cada lado da linha das plantas, com bicos autocompensantes de débito igual ou inferior a 2 litros/h. Fixar os tubos ao solo com grampos de arame a 10-20 cm ao lado da linha das plantas. Ter sistema de fertirrigação automático que permita adubar sem a presença do operador, fazendo-o todos os dias com pequenas quantidades de adubos.


13 - Se possível, plantar no Outono (Outubro a Dezembro), podendo ser realizado até à Primavera ou em último caso durante todo o ano (as plantas são de vaso e há disponibilidade de água através de sistema de rega).    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM