O que fazer para implementar um projeto financeiramente sustentável?

Joana Pastor disse:
"Boa noite ,
Eng. José Martino,
O meu marido possui alguns terrenos em Trás-os-Montes que neste momento não têm uma devida utilização, tendo apenas plantação de alguns produtos para consumo próprio.
Temos pensado em investir criando um projeto agrícola como forma de rentabilizar os terrenos e nos podermos também mudar para o interior na busca uma melhor qualidade de vida.
Já fizemos alguma pesquisa no sentido de encontrar soluções mas para já temos bastantes dúvidas quanto ao tipo de produtos nos quais devemos investir e também no que diz respeito aos diferentes apoios financeiros existentes.
Através deste blog, muito útil para jovens como nós à procura de novos rumos, descobrimos mais sobre o PRODER, o que pode ser uma ajuda contudo necessitamos ainda de apoio na criação de um projeto sustentável.
Gostaríamos de saber, na sua opinião, quais as melhores soluções para implementar em Trás-os-Montes, pensamos em castanheiros e oliveiras mas não sabemos se é uma boa aposta.
Outra questão que temos é relativamente à empresa Espaço Visual, a empresa de consultadoria apoia na criação de um projeto agrícola ou apenas apoia quando o projeto já foi aprovado pelo PRODER.
Obrigada e parabéns pelo seu blog.
 
Comentários:
 
1 - Ação 1.1.3 do ProDeR - INSTALAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES

Quem se pode candidatar ?
Jovem Agricultor (em nome individual ou em sociedade) que à data da apresentação da candidatura, tenha mais de 18 e menos de 40 anos, e se instale pela primeira vez numa exploração agrícola.

Apoio ao investimento:
Na produção primária, transformação e comercialização

» Plantações plurianuais, produção animal (exceto os animais), edifícios, máquinas e equipamentos, painéis solares, etc.
» Adega, lagares, secador para plantas aromáticas

» Consultoria, projetos de arquitetura, licenciamentos, etc.

O prémio à instalaçãoCorresponde a 40 % do valor do investimento do plano empresarial até ao limite de:
- 30 000€, empresários em nome individual e sociedades por quotas;
- 40 000€, no caso de dois jovens se instalarem e deterem no mínimo 25% das quotas cada um.


Apoio ao investimento:- Na produção primária: 60% ou 50% do valor do investimento elegível, consoante a exploração agrícola se localize em zonas desfavorecidas ou favorecidas, respetivamente;

2 - Sou um acérrimo defensor dos investimentos na cultura do castanheiro, embora com a limitação que produz resultados no longo prazo. Defendo a alta densidade de plantação dos castanheiros
(5 m x 5m), boa preparação do terreno com aplicação de matéria orgânica (pelo menos 10 t/ha), rega por microaspersão, plantas enxertadas em CA90 ou COLUTAD.

3 - Terá uma excelente oportunidade para avaliar o potencial de negócio da produção de castanha se fizer parte do grupo que no próximo dia 16 irá visitar alguns soutos na região de Bragança (inscrições em www.espaco-visual.pt)

4 -  A Espaço Visual ajuda no encontro da melhor solução de investimento, quer do ponto de vista das necessidades no terreno e ao mesmo tempo, do melhor sistema de apoio, público e bancário (contatar eng. Sónia Moreira: 917 075 852) 
5 - Leia o post anterior o qual contém a estratégia que deve fazer para desenvolver o seu negócio agrícola.



- Na transformação e comercialização: 40% do valor do investimento elegível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM