Mais respostas a dúvidas I

Miguel Faria disse...
Tendo eu 30 anos e exercendo outra atividade, é possível candidatar-me como jovem agricultor no PDR 2014-2020? Em caso afirmativo, as condições e o peso de o projeto ser ou não aprovado serão as mesmas de um jovem que se queira candidatar mas se encontre na situação de desempregado? Desde já agradeço qualquer resposta sua. C/m cumprimentos, 

Comentário:
É possível. A submissão e aprovação do projecto não tem nada a ver com a condição ou não de desempregado. Esse não é um critério. O que é preciso avaliar é a coerência técnica e económica do projecto e cumprir as condições de acesso.

Sara Peixoto disse...
Quero iniciar um projeto na área da agricultura. Será que me pode dar uma orientação em termos de apoios económicos. Tenho pesquisado bastante nesta área, sei que existe o ProDer. A minha duvida é como apresentar a minha candidatura. Melhores cumprimentos.

Comentário:
Sugeria-lhe que enviasse um email para dep.comercial@espaco-visual.pt

Cátia disse...
Já há uma data para nova abertura das candidaturas? Queria lançar um projecto de produção de cogumelos, na sua opinião é um bom investimento? Cumprimentos 

Comentário:
O secretário de Estado, Diogo Albuquerque, disse que funcionariam a partir de Dezembro ou Janeiro. Os cogumelos são um bom investimento se tiver quem os valorize (comercialização).

Lucília Oliveira...
Por via de herança entrei na posse de um terreno no Alto Alentejo, distante da minha residência habitual. Acontece que não tenho quaisquer conhecimentos a nível agrícola e nunca pensei dedicar-me a tal actividade. É uma herdade com terrenos de pastagem, oliveiras, sobreiros e azinheiras, num local tranquilo e a mais de 1 km da estrada alcatroada. Já pensei em colocar no mercado para venda. Ora acontece que não tenho nenhuma informação sobre o preço do metro quadrado ou do hectare, logo não consigo definir os valores praticados no mercado, mas também não queria depender dos serviços de uma imobiliária. Será que existe um preço de referência para o valor da terra agrícola? Obrigada pela ajuda. 

Comentário:
O valor da terra é definido pelo mercado. Aconselhava-o a abordar vários técnicos da região ou peritos das finanças, para obter um preço de referência.

Eva Maria disse...
Sou do Concelho de Murça e gostaria de saber onde me posso informar acerca das condições de produção de porco bísaro com maternidade. 

Comentário:
Sugeria-lhe que enviasse um email para dep.comercial@espaco-visual.pt

Nuno Soares disse...
Estou a pensar em investir num projecto de morangos em hidroponia. Neste sentido gostaria de lhe colocar algumas questões: 1- Considera o concelho de Viana do Castelo com potencial para este cultivo? Sugere outro? 2- Qual seria a área adequada para poder tirar rendimento para sustentar a minha família (cerca de 1000€/mês) 3- Existe na zona de Viana do Castelo algum "agente" capaz de assegurar a comercialização (vi que em Guimarães existe a BFruit...) 4- Quanto tempo demoraria para começar a produzir e para equilibrar a tesouraria (vi no blog que deu exemplos disto para o caso dos mirtilos, e das framboesas, mas não encontrei sobre os morangos) Obrigado pela sua atenção, e acima de tudo pela criação e manutenção deste blog que é uma fonte de inspiração para quem se quer lançar na agricultura. 

Comentário:
O concelho de Viana do Castelo tem potencial, se o projecto for implantado junto à costa. A região do Algarve tem índices mais elevados de rentabilidade, porque dado o seu clima pode produzir com maior precocidade. Um projecto com menos de 0,5 ha de terreno não é interessante. Pode contactar a Bfruit, que opera a nível nacional. A nível de equilíbrio da tesouraria, os morangos são iguais às framboesas.

Patrick Silva disse...
Sou um jovem que pretende empreender na área da agricultora . Desde já obrigado por criar e manter este blog. Tenho em vista um terreno de 20 hectares no concelho de Idanha-a-Nova. Com viabilidade para 12 hectares de souto, 5 hectares de mirtilo e 3 hectares de carvalho. Gostaria de lhe perguntar se é possível realizar um projecto jovem agricultor para infra-estrutura e instalação dos 5 hectares de mirtilo e simultaneamente realizar um pedido de apoio ao agro 448 para plantação de castanheiros híbridos microrizados, assim como ao rede natura 2000 para a plantação de carvalhos igualmente microrizados. Gostaria igualmente de lhe perguntar a sua opinião sobre este investimento do ponto de vista de escoamento e possível rentabilização das produções na região. Mais uma vez obrigado, como jovem agricultor e português. 

Comentário:
Pode apresentar projecto de jovem agricultor e depois da sua submissão apresentar os restantes projectos. Pode contactar a Bfruit para saber dos critérios de escoamento.

Alberto Almeida disse...
Sou uma paixonado pelo vinho e pela vinha e gostaria nesta fase da minha vida ter uma pequena exploração vitivinicola. Pensei adquirir um terreno com 2 ha na zona da Bairrada. O que devo fazer para submeter um projecto para financiamento da instalação da vinha. Obrigado.

Comentário:
Deve candidatar-se ao VITIS. Sugeria-lhe que enviasse um email para dep.comercial@espaco-visual.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM